sex, 6 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove seminário Liderar para desenvolver e inovar

Evento apresentou temas relacionados com a agenda de desenvolvimento do Estado
Seminário discutiu o desenvolvimento do Estado - Foto: Alexandre Farina
POR RENATA DA SILVA SPANHOL / ASCOM SEDEC

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec) promoveu o seminário “Liderar para desenvolver e inovar”, que ocorreu nesta quinta-feira (9/11), no auditório do Ministério Público do RS, em Porto Alegre. O secretário da Sedec, Ernani Polo, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, e o secretário adjunto do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Tiago Cadó, apresentaram para um grupo de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e servidores as ações de suas pastas. Além de alinhar as políticas e as lógicas de desenvolvimento entre Estado e municípios, o objetivo do evento também foi mostrar as opções de programas de incentivo do governo estadual para impulsionar a economia, promover a inovação, o empreendedorismo e gerar emprego e renda.

Secretário Ernani Polo destacou a integração entre as secretarias – Foto: Alexandre Farina

Para Polo, esta foi uma oportunidade não só de falar sobre o que está sendo desenvolvido, mas de trocar experiências: “Este foi um momento de integração entre os gestores municipais. Muitas vezes o que está sendo aplicado com sucesso em uma região, pode ser efetivo para outra. É importante essa conexão, pois temos como objetivo comum o progresso do RS”, ressaltou. Em sua apresentação, o secretário ainda destacou as muitas ações realizadas pela Sedec e explicou que algumas delas podem ser replicadas nas secretarias municipais. “O ente Estado é abstrato. A vida acontece nos municípios, mas a estrutura Estadual e Federal são o que impulsionam esses municípios”, disse.

O presidente do Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira, salientou a cooperação entre os secretários como o fator que muda a vida nas cidades. Ele falou das três pastas presentes – Desenvolvimento Econômico, Inovação e Trabalho – realçando a sinergia entre elas.

O diretor-geral adjunto da Sedec, Roger Pozzi, apresentou o site InvestRS, criado com o apoio da Junta Comercial do RS, vinculada à secretaria. Nele, as secretarias municipais podem cadastrar os investimentos que são realizados nos municípios. “É importante ter esse quantitativo mensurado para ter uma formalização do que está sendo investido no Estado e, assim, criar estratégias de desenvolvimento adequadas para cada região”, explicou o secretário Ernani Polo.

No site, cada município terá sua página e poderá colocar a sua legislação vigente, as empresas locais e as áreas disponíveis para investimentos. Os empreendedores também poderão se cadastrar para que sejam encontrados pelos consumidores e por investidores.

No projeto, também está a criação de um selo “made in RS”, para identificar e certificar produtos feitos no Estado. As ações da secretaria no auxílio aos municípios afetados pelos eventos climáticos foi outro ponto discutido durante o seminário. O diretor-geral da Sedec, Leandro Evaldt, que coordenou o Gabinete Itinerante no Vale do Taquari, explicou o trabalho que foi feito, com o levantamento das empresas e articulação com os bancos para disponibilização de linhas de crédito para os empresários.

A secretária Simone Stulpt explicou que o RS é um estado expoente em produção científico. “ O desafio é como transformar isso em empreendedorismo com propósito e com olhar para o futuro”, pontuou. Ela apresentou os editais que sua secretaria tem em aberto e as oportunidades de potencialização dos municípios e do Estado.

O secretário adjunto do Desenvolver Profissional e Trabalho, Tiago Cadó, falou sobre as boas práticas de trabalho que o Estado e a sua secretaria vêm desenvolvendo e relatou os projetos e programas de sua pasta. “Temos a criação dos Núcleos de Inovação para o Trabalho que, em parceria com a Secretaria de Educação, promovem cursos de formação profissional, frisou.

A presidente da Junta Comercial do RS, Lauren Momback, mencionou os projetos da sua entidade – em andamento e futuros -, com foco para o programa que está sendo construído para potencializar as mulheres empreendedoras.

O secretário adjunto da Sedec, Derly Fialho, encerrou o seminário e falou da importância do conhecimento e da integração entre os diferentes setores da economia para o estímulo da inovação do Estado. “Nós somos um único Estado. Não temos tempo, dinheiro para desperdiçar esforços.Temos que nos integrar e trabalhar juntos”, finalizou.