seg, 25 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Aeroporto Internacional de Rivera é tema de encontro de Eduardo Leite com embaixador do Uruguai

O governador Eduardo Leite se reuniu nesta terça-feira (7/11), em Brasília, com o embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, para discutir temas de cooperação internacional nas áreas de logística e transportes entre o Rio Grande do Sul e o país vizinho.

No encontro, realizado na Embaixada do Uruguai, o destaque foi a expectativa pela reinauguração do Aeroporto Internacional Cerro Chapeu, em Rivera, já com as novas regras que permitirão a cobrança de tarifas domésticas, em vez de internacionais, para voos operados por empresas brasileiras naquele terminal.

A mudança, que beneficia passageiros com tarifas mais baratas e abre espaço para a atração de novos voos na região, se tornou possível a partir de um acordo de binacionalização assinado em agosto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Brasil, e a Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica (Dinacia), do Uruguai.

As tratativas para o acerto tiveram participação da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e foram tema de encontro de Leite com o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Paul, em 2020, em Rivera.

“É uma medida importante que se soma a várias iniciativas do nosso governo, como o decreto que assinamos no mês passado para a redução do ICMS sobre querosene de aviação, que levaram o Rio Grande do Sul a ser o Estado com o maior número de rotas aéreas regionais do Brasil”, comentou o governador.

O aeroporto no país vizinho passou por uma ampla reforma de modernização, com investimentos de U$ 12,8 milhões da Corporación América, que administra o terminal.

A pauta da reunião desta terça-feira (7/11) incluiu ainda a construção de uma nova ponte entre Jaguarão e Rio Branco, respectivamente no Brasil e no Uruguai, e a implantação da Hidrovia do Mercosul (Brasil-Uruguai), ligando a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos, até o porto de Rio Grande.

“Faço questão de agradecer pessoalmente o empenho do governo gaúcho na articulação com a União por esses dois projetos, que serão muito importantes para o desenvolvimento conjunto das nossas regiões, em especial pelo grande potencial de ampliação do escoamento de produção agrícola pela hidrovia do Mercosul”, afirmou o embaixador.

A nova travessia servirá para desafogar o fluxo de veículo e mercadorias na Ponte Barão de Mauá, sobre o rio Jaguarão, além de permitir intervenções de restauro na estrutura erguida em 1930. A obra tem custo estimado em R$ 50 milhões e foi incluída na lista de prioridades do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

A Hidrovia Brasil-Uruguai traça um curso de 220 quilômetros entre o Rio Taquari, no Uruguai, e o Porto de Rio Grande. A hidrovia tem previsão de passar pela Lagoa Mirim, pelo Canal São Gonçalo e pela Lagoa dos Patos. O custo estimado em obras de dragagem pelo DNIT para permitir a navegação de embarcações de maior porte é de R$ 390 milhões. O governo uruguaio trabalha ainda para viabilizar a construção de um terminal portuária na cidade de Taquari (Uruguai).

No mês passado, a Hidrovia Lagoa Mirim foi inserida nos estudos do Plano Geral de Outorgas Hidroviárias do governo federal. E a Hidrovia do Jacuí, com 225 quilômetros entre Cachoeira do Sul e Triunfo, está entre as prioridades do novo PAC. A conexão entre essas hidrovias ampliaria a ligação do país vizinho até o centro do Estado.

Convite para o Congresso Cerealista 2025

Convidamos todos a participar do Congresso Cerealista 2025, que será realizado no Mato Grosso do Sul. Um evento imperdível para debater o futuro do setor, compartilhar experiências e fortalecer nosso agronegócio. Jerônimo Goergen Presidente da ACEBRA

Doutora santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter