O secretário Ernani Polo acompanha o governador Eduardo Leite a Brasília na sexta edição do Brasil Investment Forum 2023 (BIF 2023), o maior evento de atração de investimentos estrangeiros da América Latina, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro. Durante o fórum, serão discutidos temas como o ambiente de negócios brasileiro, industrialização, sustentabilidade, tecnologia e inovação. O governador é um dos painelistas na temática “A indústria do futuro”. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo Federal.
A abertura do evento teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Aloizio Mercadante e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
À tarde, o secretário Ernani Polo acompanhou o painel do qual o governador Eduardo Leite fez parte e que tratou das novas perspectivas da industrialização do País. Leite destacou: “o RS é “um estado vocacionado para o empreendedorismo e a população gaúcha ajudou a desenvolver outras regiões, como o oeste catarinense e paranaense e o centro-oeste do País”. Também falou sobre a recuperação da economia do Estado e as medidas para desburocratizar e estimular os investimentos. Para o secretário Polo, a participação neste evento é de extrema importância, pois possibilita o contato com investidores de vários países: “estamos aqui fazendo contatos comerciais, apresentando as potencialidades do Rio Grande do Sul, a qualidade de nossos produtos e mostrando as vantagens de se investir no Estado”, disse.
Além da participação no BIF 2023, o secretário Ernani Polo, juntamente com o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Sedec, Evaldo da Silva Júnior, visitaram a embaixada da República da China e conversaram com a chefe comercial Isabel Zhao sobre oportunidades de negócios para o Estado e a respeito da missão de negócios gaúcha que irá ao país asiático.