Foi aprovado na Câmara Municipal um projeto de emenda à Lei Orgânica de Sant’Ana do Livramento, de autoria do vereador Enrique Civeira (PDT) e coautoria de outros parlamentares, que propõe a elevação da porcentagem das emendas individuais, coletivas e de bancada, de 1,2% para 2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior.
No entanto, após uma emenda supressiva do vereador Jovani Romarinho (Republicanos), foram retiradas as emendas de bancada e coletivas, permanecendo a alteração somente nas individuais. “Não houve ampla discussão para adoção de emendas coletivas ou de bancadas, tampouco planejamento orçamentário para tal, apresento proposição como forma de preservar o orçamento do município de eventuais interpretações incorretas da legislação”, justificou Romarinho.
Relator da matéria na Comissão Especial para Análise de Projeto de Emenda à Lei Orgânica, o vereador Elso Alvienes (Podemos), após analisar o texto, recomendou a aprovação da matéria pelo plenário, o que aconteceu.
A expectativa é que o tema deva ser remetido à procuradoria da Casa Legislativa, em virtude de que foi feita a alteração na Lei Orgânica, mas nenhuma modificação na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). As emendas impositivas são apresentadas anualmente no mês de dezembro, para aplicação no ano subsequente.
Câmara ouvirá Margareth Menezes sobre denúncias no Ministério da Cultura
Ministra terá que explicar uso político do Programa Nacional de Comitês de Cultura e cachês pagos com dinheiro público no Carnaval