A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento deverá iniciar, nas próximas semanas, um processo licitatório para contratar uma empresa que realize um estudo para viabilizar uma solução aos perigos oferecidos pela taipa do Lago Batuva.
“Nós vamos contratar uma empresa, pois aqui em Livramento não tem nenhum profissional em barragens pela profundidade e tamanho. A nova lei de barragens exige um profissional
especializado nisso. Vamos fazer uma sondagem, ver o que está acontecendo ali e tomar uma providência para usufruir dessa área. Então a intenção é essa: o primeiro passo vai ser baixar o nível dele, depois o estudo, que inclusive já estamos vendo isso, vai ter que passar por licitação para se fazer um estudo de como está a profundidade da água, como está o lodo e o que tem lá embaixo, que não sabemos sem ter uma sondagem de um profissional, e após isso pensar em um projeto que possamos tornar o Batuva em uma potência maior do que já é”, comentou o vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos).
Sobre o trabalho realizado durante esta semana, Evandro afirmou que foi uma ação preventiva. “Com a previsão de grandes volumes de chuvas, nós não queremos correr nenhum risco”, contou. De acordo com os documentos da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAPA), as medidas do desponte do Batuva estavam menores do que o recomendado pelo projeto. “Então nós resolvemos baixar a lâmina da água, até pela vegetação que tem ali na taipa dele, pois é muito perigoso” explicou Gutebier. “É uma atitude bastante preventiva”, complementou o vice-prefeito.