sex, 6 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Fronteira registra 30 homicídios em 10 meses do ano de 2023

Somente em Livramento são 14 mortes, enquanto em Rivera são registrados 16 ocorrências
(Foto: Fabian Ribeiro )

Desde o início do ano até o momento, a Fronteira da Paz registra 30 homicídios, nas duas cidades. Destes, em média 25 mortes foram por arma de fogo em disputa pelo tráfico de entorpecentes pelas organizações criminosas.
De acordo com os indicadores criminais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, no primeiro semestre do ano ocorreram oito mortes violentas em Livramento e 12 em Rivera. Enquanto que no segundo semestre os homicídios chegam a seis em Livramento e quatro em Rivera.
Dentre os meses mais violentos, pode-se citar fevereiro e março, com 12 mortes registradas em bairros dos dois municípios.
O comandante do 2º RPMon, major Anibal da Silveira, frisa que os homicídios dolosos são prioridade para a Brigada Militar e que o regimento tem realizado inúmeras operações com o objetivo de diminuir os crimes, além de efetuar prisões e apreensões de armas de fogo e drogas.
“Trabalhamos com o patrulhamento, a nossa ação preventiva nos pontos de interesse, temos a tranquilidade de que as ações estão sendo feitas e que conseguimos realizar as contenções. A exemplo disso foi essa ocorrência do último mês de agosto, onde nós estávamos com aquele indicativo de homicídio em uma crescente e conseguimos estancar graças ao trabalho realizado pela Brigada Militar, pela nossa Agência de Inteligência e as nossas guarnições de polícia ostensiva, que culminou com a prisão de quatro indivíduos que faziam parte de organizações criminosas”, salientou o major.
Ainda segundo o comandante Silveira, somente neste ano os policiais realizaram a apreensão de 43 armas de fogo em Livramento, que em sua maioria foram utilizadas nos crimes e homicídios que aconteceram nos últimos meses.
A Polícia Civil realizou operações, prisões e investigações, identificando e autuando responsáveis pelas mortes. Em uma das operações denominadas Arqui-Inimigos, os agentes da Delegacia de Polícia de Sant’Ana do Livramento, com apoio do núcleo de abigeato e SIPAC da 12ªDelegacia de Polícia Regional do Interior, cumpriram os mandados prendendo um homem preventivamente por tentativa de homicídio, ocorrido na avenida João Goulart, e também por ser suspeito de efetuar disparos de arma de fogo contra um homem na Vila Real, vindo a atingir uma criança de três anos, que veio a óbito.
Até o fechamento desta edição não foi possível obter mais informações com a Polícia Civil sobre as investigações dos 14 homicídios por causa do protesto que vem sendo realizado pelos delegados de polícia, que pedem valorização salarial e, por isso, não serão divulgadas informações sobre operações ou número de prisões, conforme o delegado regional Laurence Teixeira informou.

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a