Ao longo de todo mês de novembro, Sant’Ana do Livramento e Rivera terão atividades gratuitas de cultura e lazer fazendo parte da agenda unificada alusiva ao mês da Consciência Negra.
Oficinas artísticas, bate papo, festival cultural, mostra cultural e apresentação das escolas de samba, estão entre as atividades que serão realizadas ao longo das próximas semanas.
A abertura oficial será neste sábado (4), com oficinas artísticas organizadas pelo movimento República Negra e o Fronteira Criativa, muralismo com Palestra Urbana e customização e transformação de roupas usadas.
De acordo com Jeferson Costa, coordenador do República Negra, todas as atividades estão relacionadas a história dos negros na literatura gaúcha, com intervenções que acontecerão ao longo do mês nas duas cidades.
“Nós do movimento negro temos o compromisso de descontruir toda essa negativa da participação da população negra na história do Rio Grande do Sul. É importantíssimo para nós contarmos para os gaúchos negros, e não negros, que a presença do negro se deu em toda a história do Rio Grande do Sul, tanto na construção, quanto nessa referência, nesse ícone que é a revolução Farroupilha, que estavam lá como lanceiros negros, a linha de frente da Revolução”, disse Jeferson.
Organizam as atividades: República Negra; Afro Independientes; Identidad Afro; Mulheres Negras Santanense; Clube Farroupilha; Povo de Terreiro; Las Juanas; Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua; Negritude Socialista do Brasil; Coordenadoria da Igualdade Racial; LIESA; e Movimento Nacional Luta por Moradia e Saúde da População Negra.
Câmara ouvirá Margareth Menezes sobre denúncias no Ministério da Cultura
Ministra terá que explicar uso político do Programa Nacional de Comitês de Cultura e cachês pagos com dinheiro público no Carnaval