Nesta terça-feira (31), em reunião no Colégio de Líderes, da Assembleia Legislativa do RS, o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) articulou para que o Projeto de Lei 290/2023, que reajusta o piso regional de salários do estado, seja votado nas próximas semanas. O Colégio de Líderes é formado pelos líderes de todos os partidos da Assembleia, além do presidente da Casa.
“Felizmente, devemos votar o projeto em Plenário nos próximos 15 dias, um projeto que deveríamos ter votado em fevereiro e vamos acabar votando em novembro. Neste período, 1,5 milhão de trabalhadores do nosso estado deixaram de ganhar R$ 150 por mês, somando R$ 1,5 mil. Estes recursos fazem toda a diferença na vida dos trabalhadores que mais precisam”, afirmou Mainardi.
O PL 290/2023 foi aprovado por unanimidade na reunião da Comissão de Constituição e Justiça da última terça-feira (24), em parecer favorável da deputada Delegada Nadine (PSBD). O projeto, de autoria do Governo do Estado, prevê um reajuste de 9% no salário mínimo regional.