Após a realização da audiência pública sobre o tema em Brasília, no dia 19/10 (quinta-feira) foi criado, oficialmente, o Grupo de Trabalho para a implementação do Polo Tecnológico Binacional. Através de uma reunião realizada na Unipampa, o GT, coordenado pelo gabinete do Vereador Rafael, se reuniu com integrantes e estudantes da Unipampa, IFSul, Área B e a Cônsul do Brasil no Uruguai.
A reunião tinha como objetivo dar o primeiro passo na construção de um projeto para buscar o financiamento do FOCEM – Fundo de Convergência do Mercosul, após a publicação da PORTARIA GM/MPO Nº 300, DE 20 DE OUTUBRO DE 2023.
Em um segundo momento, no dia 27/10, foi realizada de forma on-line a reunião com os integrantes do GT e com o Sr. Bruno Cassiano, assessor especial do FOCEM, vinculado ao Ministério de Planejamento e Orçamento. Na oportunidade, puderam tirar suas dúvidas quanto ao Regulamento do FOCEM e a Portaria já citada, a fim de qualificar a elaboração do projeto.
Destaca-se que este é um tema que vem sendo debatido há vários anos na nossa Fronteira, onde diversos atores já participaram e colaboraram para que pudéssemos hoje estar com esse encaminhamento efetivo e com a construção do projeto em andamento.
Foram excelentes reuniões, onde ficou demonstrada a união do grupo, mostrando que esta é uma luta que vale a pena, tendo em vista que, com a implementação deste polo tecnológico, a rotina da nossa cidade mudará, criando novas oportunidades de trabalho e de crescimento para a juventude, que, através da tecnologia e inovação, podem transformar suas vidas.
Participaram das reuniões: vereador Rafael de Castro; Cônsul Ana Lélia; Fernanda Araújo, ÁreaB; Miguel Diniz e Celso Gonçalves, Ifsul; Alexandre Xavier, Rafael Schmidt, Andressa Henning Silva, Rafael Ferraz e Fernando Meinero,Unipampa; Jociely Silva e Irina Lima, aluna da Unipampa; Gonzalo Farias e Rodrigo Vargas, Intendencia de Rivera; e Bruno Cassiano, MPO.
Câmara ouvirá Margareth Menezes sobre denúncias no Ministério da Cultura
Ministra terá que explicar uso político do Programa Nacional de Comitês de Cultura e cachês pagos com dinheiro público no Carnaval