A coluna conversou, nesta semana, com a jornalista Bela Megale. Ela é colunista do Jornal O Globo e comentarista da Rádio CBN. Sua editoria: política. Também acompanhamos uma palestra ministrada por Bela durante o 26°
Congresso da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão, em Canela- RS. Na oportunidade, ela comentou sobre a conjuntura política nacional e também sobre seus desafios diários no trabalho.
Em um recado aos jovens jornalistas que realizam cobertura política ou desejam trabalhar com a editoria, Megale disse que vale a pena. Ela reconheceu que o inicio de carreira é “dificil”, mas que com esforço e dedicação é possível a realização do sonho.
Sem feriado
Foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores a revogação da lei municipal que instituiu o feriado de Dia do Evangélico em Livramento no dia 31 de outubro.
Após uma mobilização do empresariado local, iniciou-se um estudo acerca do feriado e constatou-se irregularidades no ato da sua criação, considerando o limite de feriados religiosos estabelecidos em lei. Muito embora nem o proponente do projeto e nem ninguém tenha observado o detalhe durante a tramitação legislativa, agora o debate foi feito e não haverá feriado no dia.
O Presidente do Legislativo Vereador Galo Del Fabro (Progressistas) e o vereador Thomaz Guilherme (PTB) participaram do Seminário Nacional de 20 anos do Art. 26-A da LDBEN – fiscalização e desafios da educação antirracista.
O objetivo do seminário é promover a discussão sobre os avanços na fiscalização da oferta de ensino da temática, além da promoção da educação antirracista e das relações étnico-raciais nos processos formativos dos docentes.
O evento teve participação de palestrantes do tribunal gaúcho, como o conselheiro Cezar Miola, também presidente da Atricon. Ele abordará o tema “A Educação Antirracista na Mira dos Indicadores de Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil”.
Os vereadores Aquiles Pires (PT) e Rafael de Castro (PSB) estiveram reunidos com o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Mateus Wesp (PSDB).
Eles entregaram a Wesp pedidos da juventude santanense, e também, o convidaram para a Audiência Pública que será realizada em Livramento, no próximo dia 09/11, que terá como tema a segurança pública na fronteira.
De acordo com os parlamentares, o secretário se mostrou preocupado com a quantidade de servidores que têm na nossa cidade, que não atende à demanda de serviço. Aquiles também afirmou que o secretário já confirmou sua presença no evento e estará com a comunidade santanense debatendo a pauta no município.
Os fios sem utilidade e que poluem a visão de quem mora ou passa por Sant’Ana do Livramento voltou à pauta novamente nesta semana. Isso porque o projeto do vereador Thomaz Guilherme (PTB) que estipula prazo para a remoção dos cabos pelas empresas concessionárias de telefone e internet foi publicado e já é lei.
Agora, as empresas terão 20 dias após serem notificadas para promover a regularização dos cabos e fios, fazendo a retirada dos materiais que não são utilizados. Conforme o texto, o prazo para a regularização será de 24 horas em casos de “emergência”.
A pauta tem sido trabalhada pelo vereador Thomaz há algum tempo, já com audiências públicas realizadas e outra lei em vigor, o parlamentar tem voltado seus esforços pela saúde visual do município.