Na manhã da última terça-feira (17), ocorreu no gabinete do Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, uma reunião com o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), o Secretário de Gestão e Normas da Secom, Paulinho Parera e o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) com o reitor eleito da Unipampa Edward Passano.
No encontro foi tratado sobre a situação atual da Unipampa, com apresentação das demandas relacionadas às obras que estão em andamento, em fase de finalização e fase de regularização, além dos valores para que possam ser concluídas. Também foi dado um diagnóstico sobre a assistência estudantil, com os custos que seriam necessários hoje para ter um plano de permanência dos estudantes que fosse adequado. Na oportunidade, foi mostrado um panorama sobre as taxas de ocupação da universidade e vagas ociosas. “Essa é uma grande preocupação que nós temos e precisamos encontrar uma alternativa para diminuir a evasão e o processo de retenção, e isso perpassa muito pela infraestrutura e por políticas de assistência estudantil”, afirmou o reitor eleito.
Outro aspecto que foi abordado é para que o Governo Federal tenha um olhar diferenciado para as universidades multicampi, dando exemplo que os campus de Jaguarão e São Borja estão separados por quase 800km, o que abrange grande parte do estado. Segundo Edward, a universidade quando recebe recursos a partir da matriz OCC (Orçamento de Outros Custeios e Capital), que é a distribuição feita pelo Ministério da Educação, este recurso não leva em consideração a multicampia e isso acaba fragilizando a gestão nestas universidades. Segundo ele, a Unipampa são 10 universidades em uma.
Para Mainardi este é um novo momento na relação do Governo Federal com as universidades e institutos públicos, que vinham de anos sem investimentos e o cuidado adequado. “Primeiramente, precisamos fortalecer e consolidar aquilo que nós temos, com políticas para auxílio e retenção de alunos onde a evasão for grande e o investimento em infraestrutura onde há demanda de novas salas e laboratório para criação de novas turmas”, concluiu o deputado.