qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Consórcio entre apicultura em lavouras de soja pode aumentar produtividade em até 40% , afirma professor da Unipampa

Em palestra realizada nesta semana, o professor Andres Delgado apresentou exemplos de produtores da região que estão trabalhando com essa integração

Com mais de 55 mil hectares de soja plantados, Sant’Ana do Livramento vem expandido cada vez mais a sua agricultura, sendo considerada inclusive como a última fronteira agrícola do país com potencial de crescimento. Com o avanço, sobretudo da cultura da soja na região da fronteira oeste do estado, vários estudos já estão sendo realizados, entre eles, o de integração entre lavoura e apicultura. O tema foi discutido recentemente no Dia da Apicultura, realizado dentro da programação da 85ª Expofeira de Livramento.
Na oportunidade, produtores de mel e sojicultores estiveram participando do evento que foi realizado no Movimento Nativo Coxilha de Sant’Ana, na manhã de quarta-feira, 11 de outubro. Entre os palestrantes esteve o professor da Unipampa Campus São Gabriel, Andres Delgado, que vem coordenando vários estados em propriedades da região sobre a integração apicultura e soja. Os estudos apontam uma maior produtividade de área com a utilização das abelhas como polinizadoras, além do valor agregado no mel produzido na lavoura.
Para se ter uma ideia, segundo o professor a cada 1 real investido na produção de mel, a abelha produz pelo menos mil reais de alimento, sendo uma estimativa mundial. “A gente vê a abelha somente como produtora de mel, mas o trabalho dela é polinizar. O mel é um ganho que a flor dá para a abelha em forma de néctar. No mundo inteiro se paga para polinizar, e aqui no Brasil o produtor é quem paga para colocar as caixas nas propriedades. Hoje nós sabemos, graças aos trabalhos realizados pela Embrapa Soja, que é possível ganhar pelo menos mais R$1.500 reais por hectare em plantio de soja, só pelo fato de ter abelhas com uma polinização profissional. Estudos apontaram que, em média, tem um aumento de 3 para 5 grãos por planta com a utilização de abelhas, isso configura em um ganho de 40% na produtividade “, destaca.
Segundo o professor Andres, com a quantidade de produtores de soja em Livramento e com a área plantada no município é possível aumentar a produtividade de 20% a 30% com a utilização de abelhas nas lavouras. “Este é o sistema ganha/ganha, onde o apicultor fica com o mel de soja e o sojicultor com um aumento na sua produtividade”.
O professor fez um cálculo básico projetando se fosse implementado hoje nos 55 mil hectares de soja de Livramento a utilização de abelhas neste método, o valor de produtividade em reais poderia girar em torno de 75 milhões a mais na economia. “Segundo esses dados oficiais, se a gente consegue colocar R$ 1.500 reais a mais por cada hectare, estamos falando em, pelo menos, 75 milhões de produtividade em razão da utilização das abelhas. E se nós formos colocar mais a quantidade de mel produzido, vamos estar falando entre 80 à 100 milhões de reais por ano no município. E isso pode ser feito a partir de uma conversa entre apicultor e sojicultor para firmar uma parceria” destacou o professor Andres Delgado.

Rodrigo Lorenzoni e autores de capítulos de Liberdade Ameaçada autografam livro em São Paulo

Foi lançado ontem, na Drummond Livraria da Avenida Paulista, em São Paulo, o livro Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, com textos de 12 autores sobre o avanço contra as liberdades no Brasil. Participaram da sessão de autógrafos, além de Rodrigo, Eduarda Campopiano, Paulo Kogos, Gustavo Lopes e Marco Antônio Costa. O evento, que superou as expectativas, teve a coordenação da