Aconteceu durante esta semana, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), uma mostra fotográfica em homenagem aos 200 anos de Sant’Ana do Livramento. O Grupo A Plateia esteve em Porto Alegre e realizou a cobertura da atividade. A proposição do reconhecimento ao município foi de autoria do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL).


(Foto: Divulgação/ALRS )
“É uma cidade muito importante para o nosso estado, para a região da fronteira-oeste e que tantas lições trazem para o Rio Grande. A começar pela lição de paz que a cidade sempre trouxe ao longo da sua história”, comentou Lorenzoni. Ele contou que conversou com o fotógrafo Titi Kroeff e que fez uma parceria para que o artista pudesse levar até a AL uma exposição “que pudesse homenagear a passagem dos 200 anos da cidade e também contar uma pouco de parte da sua história”.
O fotógrafo Titi Kroeff disse acreditar que a mostra divulgou o nome de Sant’Ana do Livramento. “Eu me considero santanense, eu posso dizer nossa cidade, embora eu tenha nascido em Porto Alegre, estou há 36 anos casado com uma santanense e vivo lá”, comentou. Ele contou que as fotos expostas foram feitas no fundo do campo, onde segundo ele, tem a vida autêntica do gaúcho santanense. “Uma das fotos é de dois grupos de tropeiros que se encontram, cada um levando o seu gado, outra é o peão lidando com as ovelhas, com os cachorros ovelheiros trabalhando”, explicou. O objetivo das imagens, de acordo com Titi, é mostrar a vida do gaúcho do fundo do campo.
Kroeff contou que publica suas fotos nas redes sociais, e que através delas sua arte chegou ao conhecimento do deputado Rodrigo. “As pessoas vem curtindo e observando, um vai passando para o outro […] tem gente que me manda mensagens, às vezes até de fora do país, que nem são brasileiros”, disse.
Em seu discurso a prefeita Ana Tarouco (PL) frisou a importância de Livramento e agradeceu ao deputado Lorenzoni pela homenagem. “Que Sant’Ana possa seguir crescendo, se desenvolvendo e virando destaque na mídia estadual e nacional, sempre pelos motivos certos”, declarou. Também estiveram na abertura da mostra o presidente da Câmara de Vereadores de Livramento, Maurício Del Fabro (Progressistas); o vereador Thomaz Guilherme (PTB); o procurador-geral do município, Felipe Vaz; e os secretários municipais Dilmar Pereira, Sandra Pontes, Maria Dreckner e Paulo Ecoten.
O presidente da Assembleia Legislativa do RS, Vilmar Zanchin (MDB), considerou a exposição como “linda”. “Está exposto aqui o cotidiano de Sant’Ana do Livramento e não só desta cidade, mas também da região da campanha. Acolhemos a comunidade de Sant’Ana do Livramento através desta exposição, em uma homenagem da Casa do Povo aos 200 anos deste belo e importante município do Rio Grande. Portanto, são bem-vindos. O parlamento gaúcho aplaude os 200 anos de Sant’Ana do Livramento, e dou meus cumprimentos por esta belíssima exposição que retrata a lida do campo, aquilo que o povo vive no dia a dia nesta região do estado”, comentou Zanchin em entrevista ao Jornal A Plateia.
A vice-presidente da Assembleia, deputada Nadine Anflor (PSDB), também parabenizou o município pela passagem do seu bicentenário. “Quero parabenizar Sant’Ana do Livramento através do Jornal A Plateia, sei que tem abrangência regional, mas especificamente para a cidade de Livramento ficam os meus cumprimentos, e os meus parabéns em nome da prefeita Ana Tarouco. Que os santanenses recebam os meus cumprimentos por toda essa história e simbolismo e essa tradição que tem o povo de Sant’Ana do Livramento. Então, os meus mais sinceros cumprimentos por tudo que representa a pujança daquele povo e a forma que contribui para que o nosso estado seja cada vez melhor”.