Morreu no início da tarde desta sexta-feira, 29, a professora Gislaine Gisler Grecellé, após heróica batalha contra grave enfermidade. Aos 68 anos, Gislaine estava internada no hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, onde se submetia a severo tratamento. Filha do saudoso radialista e prefeito de Livramento Oliovaldo Grecellé, Gislaine teve intensa participação no cotidiano da comunidade santanense, exercendo importantes cargos na área administrativa, especialmente nas áreas da assistência social e da educação.
Durante a gestão de seu pai, entre 1986 e 1988, Gislaine presidiu o Conselho Municipal de Entidades Assistenciais, e foi também Secretária Municipal de Turismo, conforme registra o radialista Antônio Carlos Valente, que trabalhou com ela na função de Comunicador Oficial do Município. Após, na gestão do governador Germano Rigotto no Rio Grande do Sul, ela foi indicada e nomeada delegada titular da 19ª Delegacia Regional de Educação, posteriormente 19ª Coordenadoria Regional, a qual também chefiou, durante governo de José Ivo Sartori e ainda no início do primeiro mandato do governador Eduardo Leite.
Gislaine Grecellé também foi Secretária Municipal de Educação em duas oportunidades, durante a Administração Guilherme Bassedas Costa e ngelo Santana. Extremamente ativa politicamente, teve presença destacada na militância no Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, atual MDB, não apenas como membro de sucessivos Diretórios Municipais, mas, também, integrante de várias comissões municipais executivas do partido. Chegou a integrar as nominatas do partido como candidata a vereadora, e candidata a vice-prefeita nas eleições de 2012, na chapa encabeçada por Cláudio Coronel.
Na área social e do empreendedorismo, foi ainda brilhante fundadora e presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras de Santana do Livramento – AMESL, onde construiu firmes e duradouras amizades. Através dela, a AMESL foi guindada ao status de uma das principais entidades de representação empresarial em Livramento, promovendo também diversos eventos de valorização e apoio à atividade comercial e de serviços. Deixa a prantear sua ausência um grande número de amigos e familiares, especialmente o filho Rodrigo, os irmãos Jorge – o popular Baba Grecellé, considerado um embaixador dos interesses de Livramento nas esferas políticas estadual e nacional -, Roberto, e seu sobrinho e afilhado Gilbert Gisler, o Xepa, vereador em Livramento.
Seu corpo será velado até às 15h deste sábado, na sala velatória da empresa Angelos.
Câmara ouvirá Margareth Menezes sobre denúncias no Ministério da Cultura
Ministra terá que explicar uso político do Programa Nacional de Comitês de Cultura e cachês pagos com dinheiro público no Carnaval