Após fortes chuvas atingirem cidades localizadas na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, uma verdadeira força-tarefa foi montada para auxiliar as famílias atingidas. Em Sant’Ana do Livramento não foi diferente: uma equipe de voluntários se organizaram e se deslocaram até as cidades de Muçum, Roca Sales e Encantado com a finalidade de colaborar de algumas formas a reestruturar os municípios devastados pelos eventos climáticos.
Na tarde desta segunda-feira (25), os voluntários estiveram no estúdio da RCC FM, onde concederam uma entrevista exclusiva relatando o trabalho desenvolvido. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social (SMAIS), Maria Dreckner, o movimento foi uma “grande ação”, coordenada pela prefeita Ana Tarouco (PL), que também esteve nos locais afetados. Ela também comentou que a SMAIS foi acionada pelo Governo do Estado do RS para prestar auxílio. Maria também frisou que em todo o momento de auxilio na região do Vale do Taquari, Sant’Ana do Livramento não ficou desassistida.
Os entrevistados enfatizaram durante o programa “Boa Tarde Cidade”, que todos os voluntários foram por vontade própria e não por determinação política. “Essas pessoas quiseram ir”, comentou Dreckener.
A assistente social Ana Cristina Gonçalves, o operador de máquinas do Departamento de Água e Esgotos (DAE), Juliano Machado, a Lucia Fonte, professora e educadora social e o Paulo Torbes, que trabalhou no apoio técnico relataram o “cenário de terror” que presenciaram. “Só estando no local para ter dimensão das perdas e da tristeza”, disse Paulo.