A Escola Municipal Pedro Alencastre, localizada atrás da Chácara da Prefeitura, desenvolve vários projetos com seus alunos durante o ano, inclusive uma horta comunitária que abastece toda a merenda escolar. Em 2023, os alunos das turmas do 5° e 6° anos, com o apoio dos professores Abílio Gallon e Cynara Barrios, estão desenvolvendo o Projeto Reflorestando onde foram plantadas dezenas de árvores nativas dentro da Granja Municipal.
Para o projeto, a escola contou com o apoio da diretora da escola, Maria Deolinda, e da vice, a professora Miriam, do secretário Edu Bajute Gutebier e do produtor rural Luís Henrique, que realizou a doação das mudas que foram plantadas no local.
Segundo a professora Cynara, o projeto iniciou no mês de abril como forma de homenagear os 200 anos do município, e os mais de 40 anos de trabalho do professor Abílio Gallon que se aposentará em breve. “A ideia foi criar o projeto para participar da feira de ciências e homenagear o bicentenário de Livramento para deixar essa área reflorestada. São em torno de 40 mudas de árvores nativas, vários ipês amarelos e roxos, acácias, aroeiras, joão bolão, pitangueiras, entre outras espécies. A grande parte das árvores são ipês, porque ela é uma espécie muito resistente às formigas. As árvores foram plantadas perto do depósito de ramas da prefeitura, nós vamos tentar deixar esse local mais bonito para que em 10 anos nós possamos ver bastante colorido nesta região”, disse a professora.
Com 45 anos de trabalho em Sant’Ana do Livramento, onde desses, foram 22 lecionando na Escola Vitélio Gazapina, e mais 23 anos na Escola Pedro Alencastre, o professor Abílio Gallon comenta que este foi um projeto de vida. “Em todos esses anos passando por essas escolas, a gente sempre desenvolveu projetos de plantio, mas sempre se tem a limitação de espaço, de área. Hoje se fala muito em reflorestar e plantar, e nós ouvimos todos os dias o quanto o nosso planeta está sendo destruído, mas muito pouco se faz para mudar isso. Já a nossa escola tem a mentalidade de que o conhecimento não pode ficar só na sala de aula, tem que chegar na comunidade. E este projeto está fazendo justamente isso, conseguimos plantar uma grande área com o apoio que nós tivemos da prefeitura e construir para deixar este espaço mais bonito”.
O professor destaca que os ipês, sobretudo os amarelos, têm um desenvolvimento bastante rápido e uma precoce floração. “Estou me aposentando no fim do ano, mas vou acompanhar com certeza o crescimento deste pomar. Hoje tenho alunos que são netos de ex-alunos, e o sentimento que fica é de dever cumprido. Deixo como mensagem que todo mundo que tiver um espaço que plante e cultive uma árvore, que esse é o melhor presente que a gente pode deixar para o nosso planeta”.
Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira
Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro