Na última semana o Instituto Cultural Santanense, através do projeto “Thanksgiving Project 2023” (Projeto Ação de Graças 2023), plantou dezenas de árvores frutíferas em escolas e praças do município.
De acordo com Edelzia Maidana França, o projeto 2023 conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Exército Brasileiro.
“Os alunos e professores do Cultural Santanense realizaram o plantio de laranjeiras, bergamoteiras, limoeiros, pereiras, pitangueiras, ameixeiras e cerejeiras. Há mais de duas décadas, o Instituto Cultural Santanense, através do projeto “Fruit and Flowers for everybody” (“Frutas e Flores para todos”), plantou aproximadamente 400 árvores em canteiros, escolas e praças de nossa cidade”, explicou Edelzia.
Receberam as mudas nos últimos dias, a Escola Municipal Silveira Martins e a Praça João Paulo II. Na próxima semana, receberão a Escola de Educação Infantil Dudu; Escola Estadual Vitélio Gazapina; e o Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, a exemplo do que aconteceu, em 2000, nas avenidas Paul Harris e Tamandaré; na Escola de Educação Infantil Gurizada; e na Escola Municipal Célia Irulegui.
“Para o Cultural, a premissa é de que não estamos plantando mudas, estamos semeando uma relação harmoniosa entre a humanidade e esses seres tão especiais. Nesta nova edição do projeto estamos refletindo com base na seguinte frase: “A árvore humana é a única que pode dar flores e frutos em todas as épocas”, pois novamente temos a certeza de que não estamos apenas plantando, mas sim aprofundando nossa conexão com esses gigantes silenciosos, já que a linguagem das árvores fala aos nossos corações”, destacou.