qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Bastidores | Preparação prévia garante agilidade na limpeza do desfile

Se as inovações promovidas na organização das comemorações do chamado “Dia do Gaúcho”, com a instituição do Mês Farroupilha com intensa programação campeira, artística e cultural na Chácara da Prefeitura, a agilidade na limpeza das principais ruas do centro, após o desfile de prendas e cavaleiros no dia 20, mereceu especial destaque na avaliação da comunidade. Imediatamente após a passagem das entidades, as equipes coordenadas pelo secretário Julinho Motta começaram o trabalho de limpeza, divididas em duas frentes e com apoio de outros setores do Executivo.
Uma das turmas realizou o recolhimento de garrafas pet, latinhas e embalagens de diversos produtos, deixados pelo público ao longo dos pontos de concentração e percurso do desfile. Ao mesmo tempo, outra turma recolheu dejetos dos animai e varreu as ruas e logradouros. O DAE, através de estrutura contratada, promoveu jateamento de água para completar a limpeza. O secretário explica que a eficácia do trabalho foi proporcionada por uma organização prévia. Segundo ele, tudo foi programado, mas só se tornou possível graças à dedicação de toda a equipe da Secretaria.

Reunião vai definir data para as torres

O vereador Thomaz Guilherme e seu colega Mário Augusto, de Quaraí, participaram nessa sexta-feira de videoconferência com representantes da ANATEL a respeito do início das obras, já confirmadas, de instalação de torres de telefonia na BR 293, entre Livramento e Quaraí. Foi confirmado um novo encontro de trabalho entre a direção da ANATEL e representantes da empresa Winity, de São Paulo, que realizará a obra. Já foi batido o martelo no sentido de que os trabalhos de instalação das torres no Rio Grande do Sul começarão exatamente aqui na fronteira. “Ganhamos na insistência. Fomos os primeiros vereadores a procurar a empresa. Agora vamos trabalhar para adequar a legislação municipal para que possam fazer a instalação”, adianta Thomaz, que pretende estar presente na reunião com a Winity “para mostrar a realidade e o motivo de tanto interesse em sermos as primeiras cidades contempladas com as torres”.

Festival estudantil completa 40 anos

A Escola Estadual Vitéllio Gazapina, o popular “Polivalente”, decidiu postergar para outubro a edição deste ano de seu Festival Estudantil Polivalente, o FESPO. Criado em 1983, originalmente como um festival de poesia escolar, o FESPO completa 40 anos como um dos principais espaços de revelação e estímulo à arte e à criatividade nas escolas locais, envolvendo tanto a rede pública quanto privada. Neste fim de semana seria desenvolvida a etapa interescolar da modalidade de desenho a mão livre. Devido ao mau tempo, a etapa ficou transferida para o dia 21 de outubro. A grande final será dia 1º de novembro.

Homenagem em plenário na Capital Federal

O vereador Leandro Ferreira aproveitou agenda de busca de recursos e encaminhamento de demandas locais, em Brasília, para entregar em mãos, ao deputado federal Dionilso Marcon, o troféu “Obelisco Fronteira da Paz”, honraria concedida pelo Legislativo santanense em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade. O deputado fez questão de receber a distinção em pleno Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Federal, em Brasília (foto), onde se pronunciou registrando sua alegria e reafirmando a parceria com Livramento e a luta pela agricultura familiar, os trabalhadores assentados e por moradia para todos.

Destino planejado para o lixo

A empresa Sequóia Engenharia Ambiental Ltda, de São Paulo, venceu o Pregão Eletrônico realizado pela Prefeitura de Livramento para consultoria na elaboração e adaptação do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos no município, que vai adequar as normas locais à exigência do Ministério do Meio Ambiente. Como no projeto Fronteira da Paz Sustentável, da Comunidade Européia e Eixo Atlântico, há um eixo de trabalho de resíduos sólidos, foi convencionado que o projeto financiaria a complementação do plano de gestão de resíduos como papel, metal, vidro e plástico. Além da adaptação do plano de resíduos sólidos elaborado pelo projeto Fronteira da Paz Sustentável, a empresa fará a complementação dos demais resíduos urbanos (pneus, construção civil, lixo hospitalar, eletrônicos, entre outros). O plano municipal de gestão integrada de residuos sólidos definirá a regulamentação, fiscalização e gerenciamento do trabalho, bem como possibilitará a captação de recursos para esse fim. A empresa tem um prazo de 4 meses para concluir o trabalho.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: