qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Gaiteira Manu sonha em ter uma gaita nova

A gauchinha aprendeu a tocar gaita ano passado e já encanta com sua habilidade e destreza
Manuela tem 9 anos e sonha em ter sua gaita nova. Foto: Debora Castro/AP

Aos nove anos de idade, Manuela Ávila Vaqueiro da Costa, encanta à todos com sua habilidade na gaita de botão. Mas a pequena sonha em ter seu próprio instrumento, pois desde que se interessou a tocar a gaita, Manu utiliza gaitas emprestadas de parentes e amigos.

“A maior companhia que eu tenho é minha família, que me ajuda e me acompanha quando eu toco e me ensina um pouquinho. Eu tenho uma gaita que um tio me emprestou para tocar nas campereadas, daí eu fui tocando e agora estou com ela aqui”, disse Manu.

Para a mãe Claudia Simoni Leguissaman Ávila, foi uma surpresa o interesse da gauchinha pelo apetrecho. Manu aprendeu a tocar com os músicos Marcelo Bassaldua e Marcelo Nunes.

“A gente tinha uma gaita lá em casa e ninguém dava bola, então um dia a Manu pegou e começou a dedilhar. Nós não achávamos que teríamos essa sementinha em casa, pois o avó Belarmino é gaiteiro, e desde então nós fomos só dando o incentivo. Mas o problema maior é a função da gaita, que a dela estragou e o conserto, infelizmente, é muito caro”, contou Simoni.

Manu é prenda no MAF Herança Xucra e nesta semana Farroupilha é atração principal do galpão com o grupo Quinteto Gaudério, formado por Alan dos Santos, de cinco anos de idade, Ana Luisa Correia dos Santos, de oito anos, Isabela Quintana dos Santos, de nove anos e Eduardo Ávila Vaqueiro, de 14 anos.

Para ajudar a pequena a realizar seu sonho, uma rifa virtual organizada pela amiga da família, Roberta Maciel Lucas, está sendo organizada para arrecadar fundos, ao valor de R$4 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 99909-0696.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: