Uma semana marcada pelo reforço nas ações ostensivas resultou na prisão, pela Brigada Militar, de nove pessoas com envolvimento nos homicídios e tentativas de homicídios que vêm ocorrendo em Livramento nos últimos meses.


Entre janeiro a agosto onze homicídios relacionados a brigas entre as facções foram registrados no município, somados a ataques a tiros em residências.
De acordo com o comando do 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon), nas últimas semanas ações e operações de policiamento, visando a diminuição dos índices de criminalidade, principalmente de homicídios, deram início em áreas específicas previamente apontadas pelo setor de inteligência e investigações do regimento.
As prisões iniciaram logo no fim da noite de segunda-feira (21), quando quatro homens fortemente armados protagonizaram uma intensa perseguição pelas ruas de Livramento, após tentativa de abordagem na Vila Real. Os homens, que estavam encapuzados, foram vistos pela BM em um Celta branco com placas de Rio Grande, próximo à residência onde uma criança de três anos de idade havia sido vítima de uma bala perdida no dia anterior, após ataque.
Os indivíduos foram perseguidos pelas guarnições da Brigada Militar, passando pelo Lago Batuva; bairro Planalto; rua dos Andradas; avenida Tamandaré; entorno do Parque da Hidráulica; e avenida Daltro Filho, até se entregarem na rua Vitélio Gazapina, no centro da cidade. Dentro do Celta, os policiais encontraram um vasto armamento, incluindo quatro pistolas; um revólver calibre .38; uma espingarda calibre .12; toucas ninja; dois coletes balísticos com os logos da Polícia Civil e Brigada Militar; placas balísticas de cerâmica; munições de diversos calibres; faca; machadinha; uma galão de gasolina; e um coquetel molotov pronto para ser utilizado.
O grupo foi preso e encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil e, segundo informações, estariam preparando o próximo ataque com o objetivo de vingar a morte da criança.
Na quarta-feira (23), mais cinco pessoas foram detidas pela BM, dessa vez em diversos pontos

(Foto: Matias Moura/AP)
da cidade. Mais uma ação que resultou na apreensão de armas, munições e drogas. Os quatro homens e uma mulher também possuem envolvimento com os homicídios e tentativas de homicídios dos últimos meses.
A primeira ação aconteceu próxima ao Passo do Mingote, quando um veículo empreendeu fuga após avistar uma viatura da polícia. O carro da marca Renault Kwid, com placas clonadas, foi roubado na cidade de Itaqui, e dentro dele foram encontrados celulares e uma munição de fuzil. Os dois homens que estavam no veículo foram presos no momento da abordagem.
Em outro ponto da cidade, policiais da Força Tática prenderam um homem e uma mulher, com drogas, balança de precisão, armas e mais munições, que foram apreendidas. A ação aconteceu na região do Jardim Alvorada. A terceira detenção foi na região do bairro Armour, onde mais um homem foi preso com posse de mais munições de fuzil.
Conjuntamente com o trabalho da Brigada Militar, a Polícia Civil concluiu o inquérito do assalto a relojoaria que aconteceu no início do mês de julho deste ano.
Na terça-feira (22), a PC deflagrou a operação Arqui-Inimigos, onde os agentes da Delegacia de Polícia de Sant’Ana do Livramento, com apoio do núcleo de abigeato e SIPAC da 12ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, cumpriram vários mandados prendendo um homem preventivamente por tentativa de homicídio, ocorrido na avenida João Goulart, e também por ser suspeito de efetuar disparos de arma de fogo contra um homem na Vila Real, vindo a atingir uma criança de três anos, que veio a óbito.
Ainda segundo a Polícia Civil, foram presas 13 pessoas, integrantes de facção contrária, envolvidos no assalto à relojoaria. Nas buscas foram apreendidos com uma mulher, pistola; kit roney; munição de uso restrito; capa de colete com nome da Polícia Civil; e máscaras, sendo autuada em flagrante por posse de arma e munição de uso restrito.
De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos 11 mandados de prisões preventivas, 10 mandados de busca e apreensão, e duas prisões em flagrante.
Nesse sentido, a semana fechou com 22 prisões de pessoas envolvidas diretamente com o crime organizado em Sant’Ana do Livramento.