seg, 3 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 01 e 02.02.25

Trem do Pampa realiza primeiras viagens de teste até a Vila de Palomas

(Foto: Matias Moura/AP)

Segundo a empresa Giodani Turismo, o passeio inaugural deverá iniciar até o fim do ano
Iniciaram, nesta semana, os testes do Trem do Pampa. Pela primeira vez, em muitos anos desde que os trens de carga foram desativados em Sant’Ana do Livramento, os moradores das redondezas da viação férrea do município foram surpreendidos com o tradicional “apito do trem”.
O VLT da Giordani Turismo deve iniciar os seus passeios nos próximos meses, entre a Estação Férrea de Sant’Ana do Livramento e a Vila de Palomas, com a realização de todo o trajeto de 20 km pela primeira vez. Durante os testes, o Trem do Pampa partiu da Estação no centro do município, se deslocando até a vila. Na primeira viagem do veículo estavam os técnicos da empresa Marcopolo responsável pelo desenvolvimento do VLT, representantes da Giordani Turismo e da Almadén, que irá receber os turistas com a visitação guiada na vinícola.
No percurso, foram realizadas paradas técnicas para retirada de materiais, como galhos e outros obstáculos que pudessem atrapalhar o deslocamento do veículo. A Plateia registrou vários pontos da primeira viagem, como a passagem pela Santa Clara, o viaduto de acesso na BR 158, localizado na entrada da cidade; a ponte seca e a ponte metálica localizada na região do Passo do Otacílio.
Sem dúvida, o grande destaque da viagem são as belas paisagens da região dos campos de Sant’Ana do Livramento, como por exemplo, uma vista de tirar o fôlego na entrada da Vila de Palomas, onde Trem do Pampa vai cortando a paisagem, e logo ao fundo o imponente Cerro de Palomas, cartão postal da Fronteira, um encanto para os olhos de todos os passageiros.
A primeira viagem teste foi celebrada pelos moradores da Vila de Palomas. Segundo a empresa, ainda não existe uma data oficial para a inauguração do passeio turístico na fronteira, que deve acontecer até o fim do ano, mas o certo é que muito em breve o santanenses ouvirão, aos sábados, o bom e velho apito do trem quebrando o silêncio das belas paisagens da fronteira.

SOBRE O PASSEIO

Os passeios serão apenas nos sábados, em dois horários. O primeiro com saída às 14h (sentido Sant’Ana do Livramento-Palomas), visitação à Vinícola Almadén e retorno de ônibus até a Estação Férrea de Livramento. O segundo horário parte de ônibus da Estação de Livramento, às 13h30, faz a visita na Vinícola Almadén e em seguida embarca no Trem do Pampa na Estação Palomas, finalizando o passeio de volta à Estação Livramento.
Cada horário recebe até 100 passageiros e os roteiros têm duração aproximada de 2h30, sendo 1h10 à bordo do trem. O valor do passeio, é R$ 135 por pessoa, crianças de até cinco anos, no colo, são isentas.

Secretaria da Fazenda (Foto: Yuri Cardoso/AP)

Secretaria da Fazenda divulga sorteados no programa Nota Fiscal Gaúcha e Nota Fiscal Santanense

O Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) é uma iniciativa do Estado do Rio Grande do Sul que incentiva a emissão de notas fiscais e a inclusão do CPF nos documentos. O objetivo é aumentar a arrecadação, fomentar a cidadania fiscal e a concorrência leal. O NFG oferece vantagens aos participantes, como: prêmios em dinheiro, repasses para entidades sociais indicadas pelos

Resumo de segunda-feira – 03/02/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   Valor Econômico – Governo negocia Orçamento e medidas de Haddad com nova cúpula do Congresso   FOLHA DE S.PAULO – Gás demanda R$ 140 bi em investimentos e atrai grupos de capital privado   O GLOBO – Trump fala em ‘dor’ por tarifaço e deflagra guerra comercial   O

A tarefa do movimento Uniopcionalista

Ao falar de religião, não é possível fugir dos termos bíblicos, e é por isso que para falar de Uniopcionalismo, é necessário utilizar tal terminologia. O Uniopcionalismo é um movimento religioso de tipo evangélico, porém totalmente oposto a todos os movimentos religiosos famosos conhecidos, não acreditando na salvação de ninguém que pertença a eles, pois esses movimentos afirmam que a