dom, 13 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Secretaria de Saúde compra poste novo para instalar na ESF da Santa Rosa

Local está sem energia elétrica há mais de uma semana
Novo secretário de Saúde, Élvio Goulart (Foto: Gabriela Lopes/AP)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já comprou um novo poste e fios de energia elétrica para instalar na Estratégia de Saúde da Família do bairro Santa Rosa. A unidade está sem energia há mais de uma semana. De acordo com um Boletim de Ocorrência (BO), registrado na Delegacia de Polícia Civil, a suspeita é de furto. Além do poste, houve a necessidade de mudança de toda rede de fios. Agora, é aguardada a instalação por parte da RGE SUL.
Nesta semana, o novo secretário de Saúde, Élvio Goulart, comentou em entrevista à Rádio RCC FM, que o seu principal desafio à frente da pasta é mudar a percepção da população sobre a Atenção Básica. “É fazer com que a população se sinta melhor assistida”, disse.
Élvio reconheceu que há um grave problema com relação às filas e também sobre a falta de profissionais, mas que trabalhará para tentar solucionar o impasse. Ele também adiantou que já está em andamento o processo para aquisição de telefones para que a comunidade possa entrar em contato com as Estratégias de Saúde da Família (ESF), considerando que a falta de telefones nas unidades é uma das maiores demandas da comunidade com relação à saúde. “É uma intenção, primeiro, da gente conseguir ter um contato mais próximo com o usuário, por intermédio de uma ferramenta que é de amplo uso hoje que é o whatsapp”, comentou.
O novo secretário assumiu a SMS no último dia 10 de agosto, a convite da prefeita Ana Tarouco (PL). Élvio disse que não se surpreendeu com a realidade que encontrou. “Mas algumas coisas são um pouco gritantes, ainda no sentido de que a gente tem alguns processos em uma formatação um pouco arcaica, talvez por processos mal estruturados e antigos e que não tiveram tempo para serem revistos. Não estou aqui condenando o trabalho de ninguém que me antecedeu, mas com certeza a gente tem bastante coisa para melhorar. Um dos fatores fundamentais é a parte da informatização”, finalizou.

Nota oficial – Ministros do STF cobram governo Lula para retirar assinaturas da base aliada do requerimento de urgência do PL da Anistia

“O que estamos presenciando é um atentado aberto contra a independência do Poder Legislativo. É inadmissível que ministros do Supremo Tribunal Federal estejam pressionando o governo para que interfira diretamente na atuação de deputados e senadores que apenas estão exercendo seu legítimo direito de legislar. A tentativa de retirar assinaturas de um projeto de anistia, que tem amplo apoio popular