Quem acompanhou o julgamento das contas do ex-prefeito Ico Charopen nesta semana, “in loco” na Câmara, pode constatar o clima tenso que viveu a política santanese naquele dia. Muitos com ânimos acirrados, eu diria até irreconheciveis.
Conversando com algumas pessoas, foi levantada a seguinte reflexão: o que poderá acontecer no ano que vem? Frisa-se, um ano eleitoral.
A fome e a sede pelo poder assusta, e a gente não sabe o que as pessoas são capazes de fazer para chegar até ele.
Se aliar com opositores, esquecer valores e princípios por um cargo, isso a gente até já viu, o que assusta mesmo é a fúria e raiva propagada por alguns. É necessário que fique claro, que essas ações, podem, com muita facilidade nos levar a um cenário de violência, o que seria muito danoso a estrutura democrática.
Os ataques ferrenhos a imprensa nesta semana, nos mostraram as máscaras que alguns tiraram. Será porque talvez, querem chegar a Prefeitura, e para isso “venderam a alma ao diabo” e ficaram bravos quando a Rádio e o Jornal mostraram?
Se for isso, lamento, sinceramente lamento, mas o Jornal e a Rádio não mudam de opinião, eles permancem imparciais, quem muda de lado são os políticos, e o minímo de decência que deveriam ter, era dizer aos seus eleitores que se aliaram com quem mais criticavam e denunciavam , e parar de atacar a imprensa por mostrar esses movimentos, porque como disse, lamento mas vamos continuar mostrando.
Eu sinceramente espero que 2024 seja um ano sadio , em que a comunidade possa escolher um projeto para administrar Livramento e que com isso, a nossa jovem democracia possa sair fortalecida.
Espero também que os debates sejam de forma respeitosa, que a imprensa continue tendo liberdade e que os (as) candidatos(as) vencedores(as) possam administrar Sant’Ana de forma proba, desenvolvendo políticas públicas em favor do seu povo, e que não haja artimanhas maldosas e muitas vezes regimentais para prejudicar um governo, mas que se tenha uma oposição qualificada, afim de apontar erros ao mesmo tempo em que busca soluções. Afinal de contas, no que ajuda a cidade um parlamentar fazer “videozinho” com uma trena em uma poça d’água? Nada! Vai resolver alguma coisa? Não. Oposição para lacrar na internet, a cidade dispensa.
Ico elegível
O “Ico do Povo”, o “guri da Carolina” ou “o homem que enfrentou os poderosos”, como preferir… sim, ele está elegível.
O ex-prefeito Ico Charopen teve suas contas aprovadas pela Câmara de Vereadores nesta semana, com isso, poderá concorrer a qualquer cargo público nas eleições do ano que vem.
No entanto, o pedetista falou na Tribuna nesta semana, que não pretende mais candidatar-se.
“Eu não tenho interesse em cargo eletivo, não estou afim mais”, afirmou. Ele disse que “seguirá o caminho” de ex-prefeitos santanenses e irá embora de Livramento, a princípio trabalhar na AL.
Aconteceu nesta semana o encontro do Podemos em Sant’Ana do Livramento. Com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini, a sigla ganhou novas filiações, entre elas, a dos ex-vereadores Claudio Coronel e Sérgio Moreira.
O presidente escolhido na Comissão Provisória é o também ex-vereador Germano Camacho, quem está organizando o partido no município.