qua, 4 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Projeto Pró APA Sustentável apresenta dados sobre controle de Javalis

A Iniciativa da Alianza del Pastizal tem o apoio do ICMBio/APA do Ibirapuitã e conta com recursos do GEF Terrestre
Evento aconteceu na Associação e Sindicato Rural (Foto: Matias Moura/AP)

No último dia 11 de agosto, a Alianza del Pastizal promoveu o Encontro Técnico Controle e Monitoramento de Javalis. Realizado no centro de eventos do Parque de Exposições do Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, o encontro teve o objetivo de apresentar os resultados do Projeto Pró APA Sustentável no componente Controle de Javalis. Implantado a partir de 2021, o Projeto atendeu 30 propriedades nos quatro municípios da APA do Ibirapuitã.
Foram executadas as etapas sucessivas do plano de controle de javalis, desde a definição dos locais de manejo, passando pela implantação de pontos de indução com cevas, instalação de 30 jaulas tipo curral, armadilhagem e capturas.
Além de cumprir as etapas planejadas para execução do programa de controle, houve significativo aporte de conhecimento para as propriedades participantes acerca do manejo de javalis com uso de jaulas. As ações do Pró APA contribuíram para o controle de 397 javalis no território da APA do Ibirapuitã, com potencial de elevar esse número, pois as jaulas com alimentadores permanecem nos locais para continuidade do manejo pelos proprietários. Segundo a equipe técnica da Latini Consultoria Ambiental, contratada para a execução do componente de controle de javalis do Pró APA Sustentável, o grande mérito do Projeto consiste em levar para as propriedades uma ferramenta de manejo de javalis totalmente adaptada ao dia-a-dia dos produtores e funcionários, além disso, é uma técnica classificada como não invasiva, compondo o grupo de técnicas concentradoras, com baixa perturbação para o ambiente e para criações, com potencial de capturar toda a vara num único esforço de armadilhagem.
O Projeto foi executado pela Alianza del Pastizal, com apoio do ICMBio/APA do Ibirapuitã, recursos do GEF Terrestre, tendo como executor financeiro o Fundo Nacional da Biodiversidade – FUNBIO.

TCE-RS realiza cerimônia de posse da administração para 2025

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou hoje (04) a Sessão Plenária Especial de Posse da Administração 2025. Na oportunidade, o conselheiro Marco Peixoto assumiu a presidência do tribunal para mais um ano de mandato. Em seu discurso de posse, o presidente Marco Peixoto elogiou o trabalho realizado pelos diretores e por todos os servidores do tribunal, destacou o

Regulamentação da Lei das Comunitárias ganha força em Brasília

  PRÓ-REITOR DE ENSINO DA URCAMP INTEGRA COMISSÃO DO COMUNG O pró-reitor de Ensino e reitor em exercício, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, representa a Urcamp em Brasília para uma semana considerada decisiva para o futuro das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e do Brasil. Nesta terça-feira, 3, uma comitiva de reitores das