O muro da Escola Municipal Professor Pacheco Prates está condenado e poderá cair a qualquer momento. Nesta semana, servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) foram até a escola, acompanhados da Secretaria de Trânsito (SMTTMU) e fizeram o isolamento do local. Na quinta-feira (17), a SME retornou à escola acompanhada de um engenheiro da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), o qual fez a análise das condições do muro e as orientações pertinentes para a elaboração do projeto, que terá como objetivo a demolição da parte comprometida e a construção de nova estrutura. “Desta vez seguindo os ritos legais e administrativos, garantindo de forma responsável a segurança dos alunos e comunidade”, comentou a secretária de Educação do município, Elisangela Duarte.
Elisangela ainda contou que desde o início, a gestão da prefeita Ana Tarouco (PL) e do vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos), através da Secretaria Municipal de Educação, vem direcionando esforços à regularização da “triste herança” deixada por gestões anteriores. “Uma partilha complexa de recursos recebidos sem prestação de contas, obras pactuadas, inacabadas, abandonadas, reformas e ampliações sem projetos e sem acompanhamento técnico de sua execução”, pontuou.
Além do muro da frente da escola, também foi abordado na visita a situação da quadra poliesportiva coberta, que está em obras há alguns anos no educandário. “Uma quadra abandonada e inacabada que, atualmente, após muito esforço, já está com o processo de retomada concluído, e um muro de fechamento prestes a desabar, pois além da parte já condenada, passou a apresentar rachaduras em outro ponto, sendo estas significativas e comprometendo a estrutura e a segurança de alunos e comunidade”, contou a secretária Elisangela.
O Departamento de Licitações e Contratos da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento tornou público, ainda em maio, que no dia 7 de junho de 2023, às 9 horas, na sede da Secretaria Municipal da Fazenda, realizaria o certame Concorrência Pública, que tinha como objetivo a contratação de uma empresa especializada para finalização da execução da quadra poliesportiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pacheco Prates. Com o processo concluído, as obras devem ser retomadas nas próximas semanas.
Câmara ouvirá Margareth Menezes sobre denúncias no Ministério da Cultura
Ministra terá que explicar uso político do Programa Nacional de Comitês de Cultura e cachês pagos com dinheiro público no Carnaval