Aulas acontecerão a noite na Escola General Neto e práticas aos sábados no Sindicato Rural
Enquanto seguem as tratativas entre a Associação e Sindicato Rural de Livramento com o governo do estado para a implantação de uma escola técnica agrícola no município, um outro pedido foi feito pela entidade à 19º CRE para a criação de um curso técnico em agropecuária para a formação de mão de obra especializada. Segundo a coordenadora da CRE Ana Alice Capagnaro o curso deverá ser ofertado no ano que vem.
“Desde o início do ano de 2023, quando a 19ª CRE foi procurada pelo Presidente da Associação Rural, Senhor Luiz Carlos Daurea para uma parceria entre a entidade e alguma escola estadual, iniciaram-se as análises de viabilidade junto a secretaria estadual de educação para implantação de uma escola técnica agrícola ou curso técnico a fim de qualificar pessoas de nosso município e suprir a necessidade existente de vagas de emprego na área rural, em especial dos associados. Após alguns meses de visita em escolas, acompanhados da SUEPRO/SEDUC foi verificado que no momento nenhuma escola possui infraestrutura para se transformar em uma escola técnica agrícola com internato e todas as especificidades necessárias a esta modalidade de ensino”.
A coordenadora informa que como já existem cursos técnicos ofertados no município, essa foi uma alternativa viável que o pedido de encaminhamento já foi solicitado ao estado.
“Portanto, a E.E.E.B. General Neto que já oferta cursos técnicos, modalidade subsequente, abraçou a parceria, e o processo de credenciamento e autorização de um novo curso técnico em agropecuária está em andamento, juntamente com o Convênio de regime de colaboração entre o Estado do Rio grande do Sul e a Associação Rural de Sant’Ana do Livramento. A previsão é que para o não letivo de 2024 este curso já comece a funcionar, as aulas teóricas acontecerão de segunda a sexta-feira, no turno da noite e as aulas práticas aos sábados nas dependências da associação”. Em breve serão divulgadas mais informações ao interessados.