qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Inicia a construção do pórtico de Sant’Ana do Livramento

A estrutura está localizada na BR 158 entre as empresas Jorge Santos e Angelus
Início das obras ocorreu nesta semana (Foto: Matias Moura/AP)

Iniciou na quarta-feira (19), o trabalho de perfuração da fundação do pórtico de Sant’Ana do Livramento, alusivo às comemorações dos 200 anos do município e pelo título de Capital Nacional da Ovelha, conferido ao município pelo projeto de autoria do senador Luiz Carlos Heinze (PP), aprovado por unidade no Senado Federal, no dia 12 de abril de 2023, e sancionado pelo decreto presidencial no dia 8 de maio de 2023.
A iniciativa da criação do pórtico surgiu ainda em 2022, por intermédio do Sindicato e Associação Rural de Sant’Ana do Livramento, a fim de evidenciar a importância econômica da ovinocultura em nosso município.
Sendo assim, a entidade, em parceria com a SICREDI e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), está realizando a doação da estrutura. Com financiamento 100% privado, o projeto está sendo desenvolvido pela empresa de engenharia Esteves e está na sua primeira fase.
A estrutura está sendo erguida às margens da BR 158, entre as empresas Jorge Santos e Angelus, e contará com a inscrição: Bem-vindo à Capital Nacional da Ovelha. O projeto foi aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) após estudo de viabilidade e melhor localização para a construção da estrutura. A empresa prevê a conclusão da obra em duas semanas.

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,