qua, 25 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Com foco no combate ao crime organizado, Brigada Militar lança Operação “SULMaSSP”

O objetivo é fomentar a cooperação contra o tráfico de drogas e armas nas regiões de fronteira em cinco estados da federação
Integração entre as policias de Livramento e Rivera, que diariamente atuam com uma constante troca de informações. Foto: Fabian Ribeiro/AP

O Parque Internacional foi o cenário simbólico para o lançamento de mais uma operação da Brigada Militar, dessa vez a Operação SULMaSSP.

Lançamento da Operação SULMaSSP aconteceu no Parque Internacional. Foto: Fabian Ribeiro/AP

A operação vem sendo articulada há meses pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, em conjunto com os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e tem por objetivo proporcionar cooperação técnica, operacional e de inteligência entre as polícias contra crimes transfronteiriços e transnacionais. Todavia, busca combater as organizações criminosas e o tráfico de drogas e armas nos Estados, bem como manter a preservação da ordem pública.
O comandante regional da fronteira oeste, coronel Antônio Felipe Zinga Junior, destacou a importância de mais uma operação contar também com apoio aéreo do estado e a parceria com as demais forças de segurança do Brasil e do Uruguai, após verificada a necessidade e a similaridade dos crimes nos estados participantes.

Subjefe da Policia de Rivera, Comissário Mayor Riber Aquines e o comandante regional da fronteira oeste tenente coronel Antônio Felipe Zinga Junior

“As polícias militares se reuniram e verificaram que temos algo em comum. Isso é um combate à criminalidade em conjunto, envolvendo cinco estados da federação, nos mais diversos crimes. Claro que aqui temos uma peculiaridade de estarmos na fronteira com o Uruguai, assim como na fronteira com a Argentina, onde ocorreu também esse mesmo ato. Aqui nós temos os crimes transnacionais também. Por isso os nossos companheiros da policia uruguaia estão junto com a gente”, explicou o comandante, salientando que haverá uma intensificação nas abordagens e barreiras nas próximas semanas.
Ainda segundo o comandante Zinga, investigações dão conta que as organizações criminosas transitam nestes estados e se comunicam entre si.
O subjefe da Policia de Rivera, Comissário Mayor Riber Aquines, esteve representando o Jefe de Policia e evidenciou a importância da ação neste momento.
“Creio que é um momento histórico para a cooperação de informações entre os dois países. Nós não realizamos as operações em conjunto porque a jurisdição não permite, mas espelhamos nas duas cidades. A policia uruguaia também realiza operações de impacto e há bastante tempo estamos desenvolvendo na fronteira, ou seja, faremos operações semelhantes às da Brigada Militar”, destacou o SubJefe.
Estiveram presentes no local a Força Tática, Rocam e o Pelotão Hipo, a Polícia Rodoviária Federal, representantes do executivo e do legislativo e da Policia uruguaia, integrantes do Programa de Alta Dedicación Operativa (Pado), Grupo de Reserva Tactica (GRT), Halcones e Unidad de Respuesta Policial (URP).

Homem é preso por tentativa de feminicídio

Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas

Idosa é conduzida para a DPPA após denúncia de maus tratos

Na tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Polícia Civil, através dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após denúncia de maus tratos envolvendo um cão, dirigiu-se a uma residência na Vila Kenedy, onde foi constatado que o animal estava sedento, desnutrido e em local sem limpeza adequada. A proprietária do animal, pessoa idosa, alimentou o animal e comprometeu-se