A Associação Rural de Sant’Ana do Livramento completou 104 anos de fundação, no dia 19 de julho, e para comemorar a data, a diretoria da entidade realizou, na noite de sexta-feira (21), um jantar no centro de eventos Heitor Costa Duarte com a presença dos seus associados, imprensa e autoridades do município, de Rivera e do Sistema Farsul.
Com mais de um século de atuação, a entidade foi criada em 1918 por meio de um grupo de produtores rurais que se reuniram com um fim em comum, a busca pelo fortalecimento da classe, engajados na valorização do setor primário. Em 1919, o grupo recebeu uma doação do pecuarista e produtor rural Augusto Pereira de Carvalho, de 29 hectares, localizados até então na zona rural do município, hoje, área urbana situada no bairro Prado. O Parque de Exposições leva com orgulho o nome do doador das terras.
Atualmente, a entidade é presidida pelo produtor rural e empresário Luiz Carlos D’Áuria Nunes e o vice é Jair Menezes; eles estão engajados em grandes projetos, tanto para desenvolvimento do campo, como para a cidade como, por exemplo, o Condomínio Altos da Rural em parceria com construtora Dallé da cidade de Bagé, que pretende entregar aos santanenses 800 apartamentos ao término do projeto transformando automaticamente a realidade daquela região com urbanização. Além disso, a Rural de Livramento apoia importantes iniciativas na área da segurança pública através de parceria de projetos como o “Valor S”, da Sicredi Essência, realizando doações de equipamentos para a Polícia Civil e Brigada Militar, auxiliando também na manutenção de viaturas, e na articulação para a instalação do setor especializado de combate aos crimes rurais e abigeato no município.
Pensando no desenvolvimento, fortalecimento rural e fixação do homem no campo, a entidade está trabalhando com apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores, sociedade civil e 19ª CRE, para a implantação de uma Escola Técnica Agropecuária no município para formação e capacitação de mão de obra rural, proporcionando assim novas perspectivas para os jovens do município. A entidade também está trabalhando em um projeto pioneiro para estruturação de um centro de equoterapia que ficará sediado dentro do parque da Rural e irá proporcionar atendimento especializado para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.
Além disso, em um convênio com o SICREDI e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), a Associação Rural e Sindicato Rural realizou a doação do pórtico alusivo aos 200 anos do município que já está em construção.
Sobre os 104 anos da Rural, o presidente da entidade destaca a importância do trabalho em conjunto de todas as gestões anteriores e este novo momento onde a cidade e o campo precisam se unir mais do que nunca para trazer ainda mais desenvolvimento para o município. “Nós não vivemos um sem o outro. O campo precisa da cidade e a cidade do campo. Então, nada mais justo do que trabalharmos juntos. O mosaico do agronegócio santanense mudou muito e com a agricultura entrando e expandindo cada vez mais, todos nós ganhamos com isso. Somos uma importante praça de produção de genética de qualidade bovina e ovina, temos os vinhos, as oliveiras, a produção de leite, as agroindústrias, o mel e todos os outros segmentos que são importantes. Então, neste 104 anos queremos afirmar que juntos somos mais fortes”, disse Luiz Carlos D’Áuria Nunes.