dom, 22 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 14 e 15.09.24
Aplateia Digital | 14 e 15.09.24

Última Edição

Radar da Politica | Indignação

O vereador Rafael de Castro (PSB) expressou, nesta semana, toda sua indignação com o veto do Executivo ao seu projeto de lei que estimulava a criação de hortas comunitárias em Sant’Ana do Livramento. Nas suas redes sociais, Rafa disse que já pode pedir música no Fantástico, pois é a terceira proposição de sua autoria vetada pelo Governo. Embora o veto tenha sido derrubado na Casa Legislativa, o parlamentar foi a tribuna e declarou que o Governo Municipal “desrespeita o trabalho dos vereadorese, as audiências públicas e ouvido atento dos paralamentares junto a comunidade santanense”.

Tranquilidade para trabalhar

Entre os vários assuntos abordados na entrevista do secretário de Administração, Matheus Medina, e do vice-prefeito Evandro Gutebier na Rádio RCC FM, Matheus enfatizou a tranquilidade que o time de secretariado tem para trabalhar e considerou que este é o principal ponto positivo da união de Ana Tarouco e Gutebier na gestão.
Ele contou que a Chefe do Executivo dá liberdade aos seus secretários para tomarem decisões relacionadas as suas pastas, enquanto gestores.
O assunto foi levantado após se destacar o grande número de dias que Evandro assumiu a Prefeitura na ausência da prefeita e que ela não tem nenhuma preocupação com isso, demonstrando uma boa relação entre eles, diferentemente do que a comunidade viu nos últimos governos.

Habilitação nas Fronteiras

Seguindo o exemplo do vereador do município de Quaraí, Maurício Castro, que apresentou um projeto de lei das “cidades irmãs”, com a finalidade de integrar aquela cidade ao município de Artigas, no Uruguai, o vereador santanense Thomaz Guilherme (PTB) deve apresentar um projeto semelhante em Livramento, considerando as realidades parecidas entre a fronteira de lá e a fronteria entre Sant’Ana e Rivera.
O projeto basicamente é voltado para facilitar a questão da Carteira de Habilitação, pois no Brasil pode-se utilizar através de aplicativo e no Uruguai somente com papel físico.
A ideia é fazer uma articulação com o Uruguai, através da Comissão do Mercosul na Assembleia Legislativa do Rio grande do Sul. Por este motivo, nesta semana, os dois vereadores estiveram reunidos com a deputada estadual Adriana Lara (PL), que é presidente da Comissão.
A partir de agora, a ideia de Thomaz e Maurício é que a legislação seja alterada via Mercosul e que a habilitação seja aceita no Uruguai através do aplicativo e não somente no papel impresso.

Presidente na capital

O Presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Galo Del Fabro (progressistas), esteve cumprindo agendas em Porto Alegre, nesta semana.
Ele participou do lançamento do programa EDUCA + RS realizado pelo Tribunal de Contas do Estado. De acordo com Galo, esse projeto oferece aos municípios gaúchos um programa de mentoria em educação para aperfeiçoar os indicadores de aprendizagem na rede estadual e municipal.
Del Fabro também participou de uma reunião da ULFRO, onde uma das demandas encaminhadas foi com relação a disponibilidade de linhas de créditos através do BRDE para os municípios da Fronteira-Oeste para investimentos em setores de desenvolvimento e infraestrutura.
O presidente também esteve no gabinete do deputado Frederico Antunes e do deputado federal Pedro Westphalen. Ele contou que a conversa foi relacionada às tratativas pela duplicação da BR-290.

PT e PDT: de olho em 2024

Foi adiado para semana que vem o encontro entre as bancadas e direções do PT e do PDT em Sant’Ana do Livramento. De acordo com informações, o debate deverá ser voltado a uma possível aliança para as eleições de 2024. Ideologicamente alinhadas, as duas siglas hoje compõem a oposição ao Governo da prefeita Ana Tarouco (PL).
Muito embora hoje estejam próximos, importante frisar que petistas e pedetistas tiveram diversos embates na Legislatura anterior, quando inclusive o PT era oposição ferrenha ao governo do ex-prefeito Ico Charopen, considerado uma das principais lideranças do PDT em Livramento.
Vendo esses movimentos, lembro-me de vereador petista chamando secretário do governo Ico de “mau caratér e cretino”; da bancada do PT pedindo afastamento de vereador pedetista da Casa Legislativa; do prefeiturável Aquiles Pires protocolando inúmeras denúncias; do ex-prefeito Glauber Lima sendo atacado politicamente pela militância do PDT, principalmente em razão da usina de asfalto e ele contra-atacando Charopen no debate eleitoral de 2020… Enfim, essa aproximação só nos mostra o dinamismo da política.
Será que neste caso caberia utilizar uma frase muito dita na Câmara: “inimigos de hoje, aliados de amanhã?”