Com uma linha de queijos autorais feitos a partir de leite de ovelha, o Terroir da Vigia, de Sant’Ana do Livramento, conquistou seis medalhas em sua primeira participação no Prêmio Queijo Brasil realizado em Blumenau (SC), de 7 a 9 de julho. As premiações foram as seguintes: dois ouros – Etchêkoa e Balido; duas prata – Sant’Ana e Do Pampa; dois bronzes – Etchêkoa leite cru e Doble Chapa.
“O trabalho do queijeiro consome tanto, que não temos fim de semana, feriado nem férias, e acabamos ficando muito isolados. O evento foi uma oportunidade única de troca entre produtores e especialistas. As premiações nos deixaram muito felizes, mas também com muita vontade de melhorar”, conta a proprietária do Terroir da Vigia, Graciela Bittencourt.
As queijarias gaúchas bateram recorde de premiações, foram 15 ouros, 24 pratas e 17 bronzes, totalizando 56 medalhas. Dentre os mais de mil queijos inscritos, participaram da premiação 92 queijos gaúchos, provenientes de 24 queijarias de todas as regiões do Estado.
O Terroir da Vigia está localizado na região da Vigia, aqui no município. Na propriedade, com 70 hectares, o casal Gaspar Desumont e Graciela Bittencourt cria ovelhas e porcos, planta uvas e oliveiras, com dedicação especial também à produção de queijos artesanais e charcutaria. O queijo Etchêkoa é produzido com leite cru de ovelha, de massa semicozida, prensado e curado por, no mínimo, 3 meses na propriedade.