dom, 22 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 14 e 15.09.24
Aplateia Digital | 14 e 15.09.24

Última Edição

Licitação do transporte coletivo está mais próxima de virar realidade, adiantam vice-prefeito e secretário

De acordo com o vice-prefeito, PPU já está quase concluído
Evandro Gutebier na rádio RCC FM (Foto: Gabriela Lopes/AP)

Tema antigo e conhecido pela comunidade santanense, o transporte coletivo urbano voltou para a pauta nesta semana. Durante uma entrevista à Rádio RCC FM, o vice-prefeito, Evandro Gutebier (Republicanos) e o Secretário Municipal de Administração, Matheus Medina (Republicanos), falaram sobre o assunto.
Considerado um problema crônico do município, Evandro disse que o primeiro passo para a solução deste impasse é a criação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU), que atualmente está sendo elaborado. “Está 80% pronto”, afirmou. Ele ainda explanou que a ideia da gestão é que os usuários do transporte coletivo possam se deslocar do Prado ao Wilson sem precisar utilizar mais de uma linha de ônibus.

Matheus Medina na rádio RCC FM (Foto: Gabriela Lopes/AP)

De acordo com Matheus, o Governo pretende publicar o edital de licitação para contratar a empresa que ficará responsável pelo processo licitatório do transporte coletivo urbano ainda este ano. Ele afirmou: “Talvez a licitação do transporte não saia neste Governo, mas ficará encaminhado para o próximo”.
GUARDA MUNICIPAL
Na mesma entrevista, a segurança pública também foi pauta. Na oportunidade, Evandro Gutebier afirmou que o Governo Municipal tem interesse em criar uma Guarda Municipal para atuar na cidade. “Dentro do nosso plano de governo tem uma Guarda Municipal”, declarou em entrevista à Rádio RCC FM.
Gutebier ainda falou sobre a possibilidade de utilizar o efetivo da Secretaria Municipal de Trânsito para formar a Guarda. De acordo com ele, é totalmente diferente uma Guarda Municipal Armada dos agentes de trânsito. “Poderia, sim, aproveitar as mesmas pessoas, desde que passassem por todos os requisitos que têm que passar para ser um guarda municipal”, explicou.
Um dos pontos destacados pelo prefeito em exercício, é que a ideia de reforçar a segurança da cidade está no plano de governo da atual gestão, apresentado em 2020 à comunidade. “Tá no plano de governo, mas existe um orçamento finito”, justificou a não criação da Guarda até o momento. “Hoje a gente não tem condições, mas a gente tem interesse de até o final do governo apresentar este projeto”, declarou.