A memória do inesquecível radialista, locutor, músico e engenheiro sem diploma Luis Honório Machado, ou simplesmente Lobisomem, falecido em 2019, foi homenageada mais uma vez na última terça-feira, durante o 41º Encontro da Confraria do Barulho, que reúne profissionais da área de sonorização, eventos e comunicação de Livramento e Rivera e que ele ajudou a criar. Neste sábado, 15, Lobisomem estaria completando 68 anos. A saudade que deixou nos familiares, amigos e colegas de trabalho foi mais uma vez exaltada – não com tristeza somente e sim, também, com a alegria que ele sempre oferecia a quem tinha o prazer de compartilhar sua presença. Fundada em 2014, a Confraria tem na saudosa e inconfundível irreverência de Lobisomem uma de suas marcas, como espaço de confraternização e amizade entre os profissionais da área.
Mulheres negras
O coletivo República Negra de Livramento realiza neste sábado, 15, evento de comemoração do “Julho das Pretas” e do 25 de julho (Dia da Mulher Afrolatino e Caribenha). Será na Sala Cultural a partir das 18 horas, com rodas de conversa, apresentações culturais e confraternização com lanche participativo.
Recesso parlamentar
Começa na próxima segunda-feira e se estende até o fim de julho o período de recesso na Câmara de Vereadores. Durante duas semanas, as sessões ordinárias serão substituídas por reuniões da Comissão Representativa.
Aos poucos, a União dos Legislativos da Fronteira Oeste-ULFRO, que já teve papel preponderante nas conquistas regionais para o desenvolvimento dos municípios da região, vem recuperando esse prestígio no cenário estadual. A escolha de pautas comuns e viáveis tem um papel importante nisso. Nessa última semana, por exemplo, o vereador Maurício “Galo” Del Fabro, que preside o Legislativo santanense, e o vereador Thomaz Guilherme acompanharam a entidade no encaminhamento de demandas na Capital gaúcha. O lançamento do programa EDUCA + RS, pelo Tribunal de Contas, a disponibilidade de linhas de créditos através do BRDE para os municípios da Fronteira Oeste e a implantação de um sistema de comunicação sem fio nas rodovias da região foram os assuntos encaminhados no encontro de vereadores de várias cidades.
O vereador Duda Amaral ficou feliz com a confirmação, por parte da RGESul, de que já está em andamento a implantação de um projeto para reduzir ou até mesmo acabar com os as constantes quedas de luz na zona rural, principalmente nas regiões do Upamaroty e Cati. Integrantes da equipe de Gestão de Negócios da RGE, que estiveram na Câmara de Vereadores para apresentar o Programa Arborização + Segura, confirmaram que a empresa possui um plano de ação com alto investimento nessa área, o que contemplará um pedido encaminhahdo pelo vereador já há dois anos, durante uma audiência pública realizada no Legislativo que discutiu exatamente essa demanda dos produtores e moradores da região. A RGE já realizou a troca de dezenas de postes de madeira por novos de concreto, limpou a vegetação e substituiu vários equipamentos velhos e precários na extensão da rede elétrica. Os investimentos maiores estão sendo realizados no Upamaroty e Cati pelo histórico de problemas que os dois distritos apresentavam, mas os trabalhos serão estendidos a todo o interior do município.
Destaques no Legislativo
Foram marcadas para os dias próximos dias 10 e 11 de agosto, respectivamente, as solenidades de entrega dos troféus “Obelisco Fronteira da Paz” e dos títulos de “Cidadão Honorário” e “Emérito” e das medalhas de mérito para os cidadãos que se destacaram em suas áreas de atividade. As duas solenidades serão realizadas no Plenário João Goulart do Palácio Getúlio Vargas, sede do Poder Legislativo de Sant’Ana do Livramento.
O ex-vereador Sergio Moreira, considerado como o verdadeiro “pai do trem”, em razão da luta que travou durante anos para concretizar a implantação dos passeiso turísticos entre a cidade e a vila de Palomas, quer garantir agora que a população possa de fato participar dessa iniciativa. No dia da chegada dos VLTs que serão utilizados no passeio, ele entregou um ofício aos representantes da empresa Giordani Turismo, pedindo que os moradores de Livramento paguem um preço especial pelo programa, inferior ao valor cobrado dos demais turistas, como acontece nas atrações de cidades como Gramado e Canela.