A chegada dos vagões que darão vida ao Trem do Pampa, nessa semana, reativaram o sonho de que Sant’Ana do Livramento pode despontar em investimentos de roteiros turísticos. O trem é do modelo “VLT Prosper”, produzido pela Marcopolo Rail para a Giordani Turismo.
O trem vai comportar até cem passageiros e deve sair do centro da cidade até o interior do município em uma viagem de 20 km, estimada em uma hora e meia. O roteiro, que deve ter o início das suas operações ainda em 2023, deve custar R$ 135 por pessoa.
Durante uma coletiva, realizada na Estação Férrea Central, a empresa que também opera o passeio da Maria Fumaça, de Bento Gonçalves, detalhou um pouco sobre o passeio. São mais de dez anos entre a concretização e o início da operação em Sant’Ana do Livramento. “Fomos muito resilientes em todo o processo, pois acreditamos que o Trem do Pampa é um projeto que vai agregar valor a toda a região, contribuindo com o desenvolvimento do enoturismo, além de apresentar mais uma opção aos turistas que buscam esse destino para compras. Já teríamos desistido se de fato não acreditássemos no potencial”, afirma Andréia Zucchi, diretora administrativa da Giordani.
A empresa já realizou a roçada e manutenção nos trilhos e dormentes da via férrea. Também foi feita a reforma e melhoria estrutural na Estação Central, que será usada como bilheteria e área de acesso à plataforma de embarque do passeio. A Estação Palomas, também utilizada pelo passeio, deve ser reformada. A expectativa é que em operação o “Trem do Pampa” gere 70 vagas de emprego, diretas e indiretas.
Inspirado no formato de sucesso do “Trem do Vinho” que completa 30 anos de passeios em 2023, o passeio “Trem do Pampa” vai ter como tema a cultura gaúcha e os encantos do Pampa, com atrações musicais e culturais, apresentadas por artistas locais dentro do trem, nos vagões batizados de “Tannat” e “Cabernet”.
O passageiro vai conhecer mais sobre a história e cultura local, observar a paisagem única do Pampa, contemplar o cartão postal da cidade que é o Cerro de Palomas, apreciando os parreirais em forma de espaldeira, e conhecer o terroir da região através da degustação, a bordo. Serão oferecidos vinhos das variedades Cabernet Franc, Gewurztraminer e suco de uva, produzidos na unidade local da Almadén, da Miolo Wine Group. A visitação ao primeiro free shop de vinhos brasileiros da empresa também está incluída no bilhete do passeio.
Para chegar ao seu destino o “Trem do Pampa” atravessou o Rio Grande do Sul. O comboio com duas carretas para cargas especiais (cada uma com 28 metros) e outras duas carretas de apoio, foi escoltado por batedores e chamou atenção pela cena inusitada de um trem andando sobre rodas.
Em rodovias federais, os carros não puderam ultrapassar os 60 km/h, e em rodovias estaduais 50 km/h, com isso a viagem foi dividida em 4 etapas. No primeiro dia (03), o trecho entre Bento Gonçalves e Garibaldi. Dia 4, passagem pelos vales, região metropolitana de Porto Alegre, seguindo até Pelotas. Dia 5, região Sul, entre Pelotas e até próximo ao acesso de Sant’Ana do Livramento. Finalmente dia 6 de julho, a chegada do trem à Estação de Livramento, de onde sairá o roteiro.
O QUE DIZEM AS PRINCIPAIS LIDERANÇAS