A manhã da terça-feira (04) foi marcada por um assalto em uma relojoaria na região central de Sant’Ana do Livramento, seguido por uma troca de tiros.
Toda ação iniciou por volta das 11h, quando pessoas que passavam pela rua Rivadávia Corrêa suspeitaram da situação e acionaram a Brigada Militar através do 190. Com a chegada da polícia, uma intensa troca de tiros aconteceu no local, e a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal se somaram às buscas pelos indivíduos envolvidos no esquema que vinha sendo organizado há alguns meses. Ao todo, seis pessoas foram presas, armas foram apreendidas e veículos roubados foram recuperados.
Pronta resposta da Brigada Militar
Segundo o comando do 2º RPMon, major Aníbal Silveira, tão logo a Brigada Militar foi acionada, esteve no local do que considerou um “latrocínio”. Ele contou que os policiais foram “recebidos a tiros” e portanto iniciaram o confronto.
Imagens gravadas de câmeras de segurança próximas ao local, mostram um carro vermelho da marca Golf (que havia sido roubado 11 dias antes no
Ao entrar na relojoaria anunciaram o assalto e renderam a dona, funcionários e clientes que estavam na loja. Minutos depois uma guarnição da Brigada Militar chega ao local e inicia-se então uma intensa troca de tiros entre os assaltantes e os dois policiais que inicialmente atenderam a ocorrência.
Ainda durante a troca de tiros, os cinco homens empreenderam em fuga, ao passo que mais viaturas foram acionadas. Um deles foi detido em frente à loja, outro acabou fugindo em direção à rua Silveira Martins pela rua Uruguai quando entrou em um táxi que estava estacionado e o outro acabou sendo detido na rua Conde de Porto Alegre.
O quinto integrante permaneceu dentro do carro durante a troca de tiros, empreendendo fuga logo após a chegada de uma viatura pela av. Tamandaré, descendo em direção à linha divisória. Os demais estão foragidos até o momento.
Durante a tentativa do assalto, duas pessoas ficaram feridas, vítimas de balas perdidas: a dona da relojoaria e o funcionário de um hotel localizado na avenida Tamandaré próximo à rua Silveira.
Ambos foram encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia em estado grave onde permanecem internados até o momento.
Investigação
Um intenso trabalho da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Federal iniciou na sequência para culminar os atos do assalto.
A delegada da Polícia Civil, Giovana Muller, explicou que no decorrer das diligências, a PC compareceu no local onde aconteceu o assalto e a partir dali foram desencadeadas diversas outras diligências, que culminaram com a condução de sete pessoas para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Foram presos M.M.I.D., de 22 anos e A.P. R., de 21 anos em flagrante e os adolescentes X.B.F., de 18 anos, que está internado, P. A. F. S., de 17 anos e A.F.A., de 16 anos, que são suspeitos de terem participação.
Durante as diligências, um dos homens detidos suspeito de ter participação, apontou alguns locais onde armas estavam escondidas. Em duas residências localizadas na região do bairro Prado, dois homens foram presos. Sendo A.J.D., de 29 anos, em flagrante por posse de arma de uso restrito, com suspeita de que as armas apreendidas tenham vinculação com o assalto e homicídio, e T.V. S., de 30 anos, em flagrante por receptação de um veículo e adulteração de sinal identificador. O automóvel havia sido furtado em Quaraí. Outro homem foi autuado porque,
segundo a delegada, ele recebeu uma das armas “que provavelmente foi empregada na tentativa de latrocínio”.
“A tipificação que foi colocada no auto da prisão em flagrante é latrocínio tentado, oposição a intervenção policial em decorrência desta tentativa de homicídio contra os policiais e mais uma tentativa de homicídio contra um recepcionista de um hotel, que foi atingido na fuga dos criminosos”, explicou a delegada. Além disso, eles estão sendo autuados por associação criminosa e por corrupção de menores.
A delegada Giovana Müller afirmou que várias hipóteses estão sendo investigadas e que os três foragidos e a presa A.P.R estavam alugando uma casa há alguns meses, na vila Progresso.