qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Trabalho integrado das polícias do Brasil e do Uruguai garante mais segurança no campo

No próximo dia 15 de julho, o tema será abordado em um seminário binacional promovido pela Polícia Civil
(Foto: Matias Moura/AP)
(Foto: Matias Moura/AP)

São inúmeras as dificuldades enfrentadas pelos moradores da campanha, desde as condições precárias das estradas rurais, a falta de comunicação em muitas regiões e as grandes distâncias. O fato de morar, produzir e gerar riqueza neste ambiente também é outro grande desafio enfrentado diariamente pelos produtores rurais, sejam eles pecuaristas ou agricultores. Com tantas dificuldades assim, muitos criminosos acabam vendo uma oportunidade de agir, seja no furto abigeato, invasões a propriedades, a roubos e furtos de produtos agropecuários.
Diante disto, as forças de segurança precisam dar uma resposta à sociedade que mora nessas localidades rurais, e é justamente isto que Brigada Militar, a Polícia Civil e a Policia de Rivera têm procurado fazer por meio de ações conjuntas e de um trabalho integrado na fronteira do Brasil e do Uruguai. São mais de 200 km de fronteira seca e de linha divisória que apresentam muitos desafios em relação aos crimes chamados “transfronteiriços”.
Neste sentido, a troca de informação e a cooperação das polícias é fundamental para o combate efetivo desses crimes e a repressão ao abigeato. A reportagem do Jornal A Plateia conversou com os policiais que fazem parte diretamente do combate efetivo no campo para entender como funciona este trabalho aqui na Fronteira da Paz.
Segundo o Sargento Falcão, policial que atua na Patrulha Rural do 2º RPMon, sem essa integração seria muito difícil o controle e a repressão ao abigeato. “Acho muito interessante este trabalho de integração nossa, com a Polícia Civil e com a Policia de Rivera, para que a gente possa fazer um policiamento ostensivo mais eficaz. Pois como todo mundo sabe a nossa região é bastante atípica onde nós somos o segundo maior município em extensão territorial do estado”.
Para o Comissário Claudio Gomes, chefe departamental do (BEPRA) Brigada De Seguridad Rural de Rivera: “O trabalho em conjunto nesta zona de fronteira é fundamental na procura pelo bem comum, que é o bem da sociedade. Aqui se atua sempre que necessário com o apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil, como também com outras forças de segurança brasileiras no combate ao delito do abigeato nesta zona de fronteira seca. Nós respeitamos e trabalhamos aqui”, disse.

(Foto: Matias Moura/AP)

O escrivão de polícia Paulo Roberto Machado de Castro, que faz parte do Núcleo de Combate Especializado aos crimes rurais e abigeato da 12ª Delegacia de Polícia Civil do Interior com sede em Sant’Ana do Livramento, destaca que a eficácia na troca de informações possibilita uma resposta melhor no trabalho de investigação. “Dentro do quadro da segurança pública, o nosso núcleo busca ter essa integração com a Patrulha Rural e com o BEPRA, repassando informações em um grupo de comunicação que nós temos. Onde nós pegamos a ocorrência e vamos desenvolvendo, ouvindo as partes envolvidas nesses crimes com testemunhas e buscando elucidar os delitos vinculados à área rural. Que não é só o furto abigeato em si, mas todos os tipos de crimes envolvidos nestas áreas. Então, a integração para nós tem uma grande valia na questão operacional. Dependendo da situação nós atuamos também com a Inspetoria Veterinária que nos dá suporte às ocorrências vinculadas ao transportes de animais e GTAs, por exemplo. Como a nossa região tem uma grande extensão territorial, esse trabalho integrado nos possibilita ter uma cobertura maior de área também. Então, nós solicitamos o apoio dessas forças de segurança sempre que necessário”, disse Paulo Roberto.
A Reportagem do Jornal A Plateia conversou com o presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, Luis Carlos D’Áuria Nunes, que em sua fala agradeceu em nome das entidades os esforços que as polícias brasileira e uruguaia estão tendo no combate a esses crimes rurais, sobretudo ao abigeato. “Gostaríamos de parabenizar a Brigada Militar, a Polícia Civil e o BEPRA em Rivera pelos resultados obtidos nos últimos anos. Temos um informativo da FARSUL que nos apresenta uma diminuição de 30% nos crimes rurais em toda a região de fronteira. E nós somos parceiros das forças de segurança, seja com a doação de equipamentos e valores para manutenção de veículos, como também na concretização do produtor sobre a importância do registro de ocorrência.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro