O Senador Luiz Carlos Heinze (PP) cumpriu agenda em Sant’Ana do Livramento, na quinta-feira (29), quando participou de reuniões com lideranças políticas, produtores e empresários locais. Pela parte da manhã ele foi recebido na Associação e Sindicato Rural do município para um encontro com produtores de soja e arroz do município para discutir políticas públicas de desenvolvimento para o setor.
Participaram da reunião: o prefeito em exercício Evandro Gutebier, o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Galo Del Fabro; o vereador Duda Amaral; o presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento, Luiz Carlos D’Áuria Nunes e o vice-presidente Jair Menezes além de um grupo de produtores locais.
Questões como infraestrutura e logística foram abordadas, entre elas a necessidade de ativação da linha férrea entre Livramento, Rosário do Sul e Cacequi como forma de escoamento da produção e aproveitamento turístico. Neste sentido, o Senador sinalizou de forma positiva pois já existe um movimento nesta direção, sendo que o governo federal atual, assim como o anterior, está preocupado com estas questões de logística.
“Nós viemos trabalhando há algum tempo nesta questão e hoje ficou acordado que a Câmara de Vereadores de Livramento, junto com a prefeitura, Sindicato Rural e Associação Comercial farão uma junção de esforços com Rosário do Sul e com Cacequi para a reativação deste trecho da ferrovia entre os municípios. A informação que nós temos é que o Uruguai está fazendo uma ferrovia nova que já está chegando em Rivera, onde logo terão uma ferrovia moderna fazendo a ligação da fronteira até Montevidéu. Por isso, nós pedimos que a região se organize para que em breve possamos reativar também esta ferrovia que irá trazer emprego e desenvolvimento”, disse o Senador.
Sobre as perdas com a estiagem prolongada, Heinze apontou como solução uma união de produtores e entidades de classe na busca por renegociação das dívidas. “A cultura da soja vem crescendo muito nesta região. Enfrentamos uma estiagem muito grande onde a quebra da produção foi muito intensa. Estamos fazendo negociações, neste momento, para ajudar os produtores do setor de todo o Rio Grande do Sul”, destacou Heinze.
Organização da cadeia da ovinocultura
Outro tema abordado durante a visita do Senador, foi a questão da organização da Cadeia Produtiva da Ovinocultura. Em um encontro realizado na sala da presidência do Sindicato Rural estiveram reunidos produtores, empresários, representante do Frigorífico Estância e da empresa TecnoLã Sul, da EMBRAPA, Pecuária Sul de Bagé, Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e representantes da Cotribá. Durante o encontro, os participantes debateram a necessidade de organização tanto da cadeia da lã como da carne ovina na busca por melhores preços e colocação no mercado. O Senador propôs que haja uma aproximação de todos os elos desta cadeia produtiva para que tanto produtores, indústria e consumidores consigam alavancar o setor: “Vocês têm tudo aqui, carne e lã de qualidade, boa genética, culinária diferenciada, mas é preciso se organizar melhor. Como fizeram, por exemplo, os criadores de frango e suínos em conjunto com a indústria. Todos trabalham com o mesmo objetivo para fortalecer o setor”, sugeriu o Senador.
Encontro com a ACIL
Após a reunião do setor da ovinocultura, o Senador Heinze recebeu a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Livramento para uma conversa quando lhe foi entregue um documento com algumas pautas importantes do município.