O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, nesta semana, a divulgação dos dados coletados pelo Censo 2022. Segundo a pesquisa, Sant’Ana do Livramento tem 84.421 habitantes, o que representa um crescimento de 0,2% em relação a última pesquisa, feita em 2010. O número apresenta a taxa de crescimento populacional da região: são 1959 residentes no município, enquanto que em cidades próximas a população apresentou uma queda acentuada. Para se ter uma ideia, em Rosário do Sul diminuiu cerca de 0,7%.
Os dados apresentados correspondem aos dados brutos, isto é, ao número de habitantes e domicílios. Com mais de 30 mil residências distribuídas em uma área de 6.946 km², Sant’Ana do Livramento tem uma densidade demográfica de 12,15 habitantes por metro quadrado. Um dado que chama a atenção, de acordo com o Coordenador do IBGE na região, Elinton Vasconcelos, apesar da população ter aumentado, a média de pessoas por domicílio diminuiu. “Hoje temos uma média de 2,64 habitantes por domicílio. Em 2010, a média girava em torno de três habitantes por residência. Isso quer dizer que as famílias estão diminuindo”, pontuou.
No nível estadual, Livramento está entre as 207 cidades do Rio Grande do Sul onde a população aumentou. Diante dos números apresentados, o servidor levanta duas hipóteses: “o número de domicílios aumentou num ritmo maior que o número de pessoas, logo a média de habitantes por domicílio diminuiu. Isso pode significar duas coisas: ou as pessoas estão tendo menos filhos ou há um processo de migração maior, ou seja, mais pessoas estão deixando a cidade”, explicou.
DADOS DETALHADOS SOBRE A POPULAÇÃO AINDA SERÃO DIVULGADOS
As respostas aos questionamentos levantados a partir da divulgação dos dados brutos do Censo 2022 poderão ser respondidas após a publicação dos resultados
detalhados, coletados durante o trabalho de campo dos recenseadores. Características sobre escolaridade, faixa de renda e migração devem ser divulgados nos próximos meses, após a tabulação dos dados obtidos em todo o Brasil. Além do Censo, que ocorre a cada 10 anos, o IBGE realiza pesquisas contínuas que buscam acompanhar o desenvolvimento da sociedade, como a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e uma versão reduzida do Censo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Esses dados ajudam a acompanhar a evolução da população brasileira.
Em termos práticos, o IBGE fornece informações que auxiliam na produção de Políticas Públicas a partir da identificação de necessidades particulares de cada região. Outro estudo importante, como explica Elinton, é o Censo Escolar, que informa dados como taxa de alfabetização, número de pessoas matriculadas nas escolas e tempo médio de conclusão da formação escolar básica. Segundo ele, Sant’Ana do Livramento perdeu um significativo número de crianças e jovens matriculados no ensino fundamental. “Entre 2010 e 2021, são 3.931 crianças e jovens a menos no ensino fundamental e 596 alunos a menos no ensino médio. Isso se reverte, na prática, em menos recursos sendo destinados para a educação no município” destacou o servidor.
LIVRAMENTO MANTÉM ARRECADAÇÃO DE REPASSES DA UNIÃO
Outro dado relevante diz respeito ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recurso destinado pelo governo federal que utiliza como base o número de habitantes. Com o aumento da população residente em Livramento, o repasse da União se mantém no mesmo patamar da faixa de distribuição para cidades que tem entre 81.505 e 91.692 residentes. Nos últimos dois meses, o FPM repassou, considerando as deduções e a taxa de arrecadação variável, cerca de R$ 9 milhões aos cofres do município.