qua, 18 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 14 e 15.09.24
Aplateia Digital | 14 e 15.09.24

Última Edição

Grupo A Plateia prepara Caderno Especial para o aniversário de Sant’Ana do Livramento

Documento busca resgatar a história do município e celebrar aqueles que os que o construíram
A capela de Nossa Senhora do Livramento foi a ‘‘pedra fudamental’’ no então acampamento São Diogo (Foto: Pintura óleo sobre tela/ Ascanio Ilo Frediani )
Em 1922, a capela original foi demolida, sendo substituída por uma edificação em estilo barroco, que permanece até os dias atuais

A partir deste sábado (01), Sant’Ana do Livramento entra no mês de seu bicentenário. São 200 anos de uma cidade que ocupa um lugar de destaque na formação do Rio Grande do Sul, seja pelo protagonismo em tempos de guerra, seja por grandes personalidades que aqui nasceram ou pelo exemplo de integração, ao lado da cidade gêmea Rivera, que transcende os limites geopolíticos de uma fronteira que divide a terra em dois países e seu povo em duas nações.

Nos próximos 30 dias, o Jornal A Plateia irá contar um pouco dessa trajetória, passando por momentos cruciais na história de um território que, antes de ser a Sant’Ana que hoje conhecemos, foi cobiçado e disputado por espanhóis e portugueses, tendo sido palco de batalhas e abrigado grandes grupamentos militares, que formaram as primeiras vilas, precursoras da cidade.

Ao longo do caderno, fruto de um trabalho minucioso que busca prestar reverência a notórios pesquisadores santanenses, como o incontornável historiador Ivo Caggiani, será revelado aos leitores os fatos marcantes que culminaram na fundação de Sant’Ana do Livramento, em 30 de julho de 1823. Busca-se, no capítulo intitulado “A Fronteira”, descrever as características, costumes e legados dos povos originários que viveram aqui: Charruas e Minuanos ganham o devido destaque em uma das seções do Caderno. O Pampa, território onde Livramento nasceu e se desenvolveu também está presente, assim como aspectos da economia, política e da sociedade santanense desde a sua gênese. Da herança originária, alguns elementos tradicionalmente preservados da cultura gaúcha: o churrasco, a erva-mate, o cavalo como um aliado no desbravamento dos campos pampeanos estão presentes.

Para aqueles que vivem em Sant’Ana do Livramento e para os que por aqui passaram, o capítulo “O Fronteiriço” dá protagonismo àqueles que, com suas mãos e amor pela terra, ergueram a Fronteira da Paz. Olhares sobre a fronteira de hoje que remetem ao passado de sua formação; expoentes da tradição que são filhos de Sant’Ana, como é o caso do pesquisador, poeta e fundador do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Paixão Côrtes; o povo negro santanense que, em tempos de exclusão e discriminação, uniu-se para reivindicar seu lugar neste chão; o processo de migração de árabes e italianos que ajudaram a tornar Livramento um lugar multicultural. É uma homenagem a vocês, leitores, que fazem parte desta história.

Por fim, “O Futuro” bate à porta. Futuro que já é presente na cidade. Como Sant’Ana tornou-se referência internacional na produção de vinhos; o que os ventos da campanha e seus parques eólicos têm a contribuir com um mundo mais sustentável; a importância da pecuária e da ovinocultura da região para a economia nacional; a cultura fronteiriça que revela tantos talentos na música, poesia e nas artes plásticas. Santanenses visionários que, por meio de seus empreendimentos, levam o município além dos limites de seu território, Isso, e muito mais, estarão no Caderno Especial.

O Grupo A Plateia espera que, ao fim da leitura, seja possível que cada um se reconheça como parte deste processo que está constantemente em construção: o de semear a fraternidade e a liberdade que, como diz Agapito Prates no hino da cidade, brotam nos campos de Sant’Ana do Livramento com mais vigor.

Conab estima produção recorde de carnes suína e de frango em 2025

A produção tanto de carne suína como de frango pode atingir um novo recorde em 2025. Influenciada por uma demanda internacional aquecida e um bom ritmo no mercado interno, aliada a uma conjuntura de custos controlados, fruto dos menores patamares de preços de grãos, projeta-se, para a carne suína, produção da ordem de 5,45 milhões de toneladas. Já para a

Aplicativo SmartBus começa a operar em Livramento

Tecnologia permite que o usuário acompanhe pelo smartphone horários e itinerários dos ônibus. Seja para trabalhar pela manhã, ou ir à escola, centenas de santanenses utilizam o transporte coletivo diariamente no município.

Kilos de droga, armas, municiones y menor detenido en Rivera

En la jornada de este miércoles 18 de setiembre una nueva acción policial llevada a cabo en la ciudad de Rivera, arrojó resultado positivo. En esta ocasión tras un trabajo de inteligencia llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera, se llevó a cabo un allanamiento en la zona de barrio Cerro