Os idosos representam um percentual cada vez maior da sociedade gaúcha. Atualmente são 18,8% da população total do estado, segundo levantamento do Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul. Em decorrência disso, cresce a busca pelos profissionais que tenham domínio em atender essa faixa etária em seu dia a dia: os cuidadores.
Segundo a enfermeira e coordenadora dos cursos da área da Saúde do Senac Santana do Livramento, Aurelia Machado Ribas, a importância do cuidador de idosos para a sociedade está em auxiliar nesse processo de envelhecimento da população. Existem patologias, como as degenerativas Alzheimer e Parkinson, que ainda não possuem cura, bem como problemas osteomusculares e doenças crônicas que surgem com o envelhecimento e esse profissional está habilitado para acompanhar e ajudar nesses casos. “O cuidador colabora para uma melhor qualidade de vida. Seja nos cuidados básicos, como higiene, alimentação… Até à retirada do paciente do leito, transporte com cadeira de rodas e de banho etc.”, comenta.
De acordo com a coordenadora, o profissional pode atuar no cuidado domiciliar, hospitalar, instituições de longa permanência, casas de repouso e outros locais. Para isso, são necessárias competências aprendidas durante formações profissionalizantes. “Os cursos capacitam e também incentivam esse profissional a se aprimorar cada vez mais na área da saúde, para auxiliar mais e melhor os idosos”, destaca.
Entre essas formações está a de Cuidados Básicos com Idosos do Senac Santana do Livramento: “O diferencial da nossa metodologia está nas práticas em laboratório que aproximam os alunos da realidade, inclusive para eles sentirem as sensações e modificações que acontecem no corpo do idoso”. Na formação, com carga horária de 20h, o aluno aprende conteúdos envolvendo o cotidiano da pessoa idosa. São abordadas temáticas como o Estatuto do Idoso: principais preceitos; o processo de envelhecimento humano físico e mental; os fatores de risco e segurança para a pessoa idosa; as atividades diárias do idoso e qualidade de vida: sono e repouso, recreação, alimentação, higiene, imagem pessoal e estresse e os fatores que afetam o idoso e a família.
Mais informações sobre os cursos do Senac Santana do Livramento podem ser obtidas pelo site, pelo telefone (55) 3244-4253 ou WhatsApp (55) 98438-6053. A escola fica localizada na rua Duque de Caxias, 2049, no bairro Centro.