Os vereadores Duda Amaral (Progressistas) e Jovani Romarinho (Republicanos) passaram a última semana em Brasília buscando recursos e apoio para diferentes pautas junto ao Governo Federal, senadores e deputados gaúchos. Na mala, uma série de ações em benefício de Sant’Ana do Livramento e até iniciativas inovadoras.
Cada um dos vereadores levou a Brasília uma ideia diferente na vida política da região. Duda Amaral fez pedido oficial de emendas como forma de presentear o município pelos seus 200 anos a todos os 31 deputados federais e 3 senadores gaúchos, independente de sigla partidária. Ao todo, as solicitações somam R$ 17 milhões (R$ 500 mil para cada parlamentar) para obras de infraestrutura ou aplicação em Saúde, mas o esperado é que o movimento sensibilize ao menos uma parte dos políticos e venham alguns recursos não esperados. Já Romarinho, visitou parlamentares e Ministérios buscando apoio ao Caminhos do Desenvolvimento, projeto que está trabalhando como forma de pensar e projetar o futuro de Livramento.
Em reunião com o Senador Luís Carlos Heinze, Duda e Romarinho trataram sobre recursos federais para a conclusão das obras das creches inacabadas nos bairros Simón Bolívar e Brasília. O senador está cobrando de perto o Governo Federal regulamentar a liberação de dinheiro para os municípios e, assim, a Prefeitura poderá concluir os prédios economizando recursos próprios. A notícia foi dada à Prefeita Ana Tarouco e ao Secretário de Planejamento Paulo Ecoten pelo próprio Heinze por telefone durante o encontro com os vereadores.
Durante a semana, representando a Frente Parlamentar da Ferradura dos Vinhedos, Duda (presidente) e Romarinho (integrante) visitaram Ministério do Turismo e gabinetes de senadores e deputados para apoiarem o desenvolvimento da rota. As ações dos vereadores foi desde fazer convites a todos para conhecerem a região, pedidos no Turismo para divulgar a Ferradura em materiais institucionais do Ministério por todos o país e no exterior até participação dos dois na reunião da Bancada Gaúcha para colocarem a pavimentação de trecho da estrada na pauta de discussão.
Na quarta-feira pela manhã, Duda Amaral foi convidado a participar de reunião representativa do setor vitivinícola do país com o relator da Reforma Tributária, deputado federal Aguinaldo Ribeiro. A pauta levada pelo deputado Afonso Hamm com os representantes das vinícolas é construir soluções para que a cadeia produtiva da uva e do vinho tenha competitividade no Brasil. O vereador santanense fez a sugestão de justificar no texto da reforma a necessidade de um tratamento ao vinho brasileiro igual o que os países parceiros do Mercosul dão aos seus respectivos setores.
Notícias do dia por Germano Rigotto
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅