A Polícia Rodoviária Federal, por meio da delegacia de Sant’Ana do Livramento, esclarece aos produtores rurais do município e da região os cuidados necessários para a circulação de máquinas, tratores e outros veículos agrícolas nas rodovias que cortam a região. Segundo a nova normativa de fiscalização da PRF, os veículos que transitarem por essas vias necessitam cumprir alguns requisitos como faróis, luz de ré, setas indicativas de manobra, retrovisor, buzina entre outros equipamentos.
No caso de o veículo desenvolver uma velocidade superior a 60km/h é necessário ter velocímetro e tacógrafo, como explica o policial federal Guedes Oliveira: “ Tudo isso nós vamos fiscalizar em uma eventual abordagem. Por isso nós queremos antes de começar essa fiscalização efetiva, orientar o pessoal que utiliza essas máquinas. Na categoria de habilitação, por exemplo, para quem dirige trator é necessário ter categoria B, assim como é necessário o motorista possuir habilitação para a condução de categorias superiores B, C, D ou E, que são aquelas máquinas que nós chamamos de linha amarela, utilizadas em obras de manutenção ou construção”.
O policial explica que o trânsito desses veículos está autorizado nas 24 horas do dia, sendo liberado inclusive a circulação em cima da pista. “Do contrário do que nós orientávamos antes que era o deslocamento pelo acostamento, agora este maquinário está autorizado a circular na pista como qualquer outro veículo em cima da via respeitando a sinalização e todos os ditames do código de trânsito brasileiro.
Sobre a data de fabricação, ele esclarece que os veículos produzidos depois de 2016 precisam ter esses equipamentos obrigatórios e o seu devido registro. “Se é trator ou máquina agrícola, é necessário que eles estejam registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA do Brasil. No caso do maquinário da linha amarela para pavimentação e construção tem que ser registrado no DETRAN. Não é necessário emplacar o veículo, também não será cobrado o licenciamento. É um registro inteiramente gratuito. Este registro é importante para o rastreamento desses equipamentos no caso de serem furtados ou roubados. Por exemplo, o veículo que foi furtado aqui em Livramento e abordado em Caxias do Sul ou outra região do país, vai ser identificado pelo policial a sua origem e esse bem poderá ser restituído ao proprietário”.
Os produtores que quiserem tirar as suas dúvidas podem entrar em contato com a PRF de Sant’Ana do Livramento diretamente pelo WhatsApp 51 (9) 9556-9762 ou até mesmo na delegacia na Avenida João Goulart.
Em ação inédita, Feirão Limpa Nome disponibiliza telefone gratuito para negociação de dívidas
Consumidores de todo o país podem ligar para o número 0800 591 5161 e pagar suas contas atrasadas diretamente por telefone. Ação começa na segunda (25) e vai até sexta-feira (29); Atendentes treinados estarão disponíveis das 8h às 20h horas para esclarecer dúvidas e auxiliar no processo completo de negociação. Negociações por telefone têm os mesmos benefícios de todo o Feirão,