Repercutiu, nessa semana, a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), deputado Vilmar Zanchin (MDB), em Sant’Ana do Livramento para a realização da terceira edição do projeto “Movimento pela Educação”, que tem como objetivo descentralizar os debates do parlamento gaúcho e aproximar-se da sociedade.
O deputado esteve no município e foi acompanhado de uma comitiva de parlamentares e autoridades do Governo do Estado, entre eles os deputados da região, Frederico Antunes (PP) e Adriana Lara (PL).
Após o evento, que ocorreu na sexta-feira (16), os deputados estiveram na sede do Grupo A Plateia, onde foram recebidos pessoalmente pelo diretor-presidente do conglomerado de comunicação, o advogado Antônio Badra.
Na oportunidade, Badra aproveitou para tratar de pautas importantes de Sant’Ana do Livramento e região com os representantes do povo, que estiveram na cidade justamente para ouvir as demandas da região. O advogado e empresário se colocou à disposição para subsidiar os deputados, especialmente o presidente, com informações pertinentes às demandas que estão na pauta das políticas públicas de desenvolvimento econômico.
REPERCUSSÃO POSITIVA
Para o diretor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Livramento, o projeto de interiorização das atividades da ALRS foi bastante interessante, pelo fato de ter reunido, além dos representantes governamentais, aqueles que fazem a educação no município. “A discussão foi bem interessante porque reuniu as oito instituições de ensino público e privado dos dois lados da fronteira”, afirmou o diretor Alexandre Xavier.
Além disso, o diretor destacou a importância de sediar o evento na universidade. “Para nós foi uma satisfação receber esse evento que contou com aproximadamente 400 pessoas para discutir a educação. Acho que o ambiente universitário é um ambiente propício para fazermos esse debate, então a nossa equipe diretiva e servidores reuniu todos os esforços para que tudo ocorresse da melhor forma possível, tivemos um resultado bem interessante com o documento que resultou do evento”, frisou.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Livramento, Rafael Damasceno, a experiência é vista com um olhar otimista. “A partir dessa vivência os nossos legisladores podem se aproximar, entender a nossa realidade e, a partir disso, conceber políticas públicas mais adequadas para o desenvolvimento da nossa região”, destacou.