sex, 11 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Audiência Pública debate implantação de Polo Tecnológico Binacional em Livramento

Evento foi promovido pelo vereador Rafael Castro

Na noite de quinta-feira (22), o vereador Rafael Castro (PSB) promoveu uma audiência pública para debater a Implementação de um Polo Tecnológico Binacional em Sant’Ana do Livramento. O evento aconteceu no auditório da Unipampa e reuniu o diretor do Campus da Unipampa Livramento, Alexandre Xavier, do IFSul, Celso Gonçalves, a representante da UTEC, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Rafael Damasceno, além da ex-prefeita Mari Machado (PSB) e do deputado e ex-intendente de Rivera Marne Osorio, que participou de forma remota.
Na ocasião, foi realizada uma explanação acerca do projeto, que busca seguir o exemplo praticado na vizinha Rivera. Ao longo das falas, foram citadas experiências positivas na aplicação da política pelo país que tem, na sua gênese, o fomento do desenvolvimento regional das localidades onde se encontram. O vereador Rafael mencionou o caso do Sapiens Parque Tecnológico, de Santa Catarina, como um exemplo de sucesso e crescimento econômico.

Audiência pública foi proposta pelo vereador Rafael Castro – que fala ao microfone

Com o auditório lotado por estudantes e membros da sociedade civil, a mesa encaminhou a construção de uma nova audiência pública, desta vez no Plenário da Câmara Federal, a fim de mobilizar a bancada gaúcha em Brasília para destinação de recurso, bem como levar o projeto para o Ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), incluindo o Polo Tecnológico Binacional na previsão orçamentária da União para a área de Ciência e Tecnologia.

Gestão pública do futuro: capacitação em Ronda Alta foca em inovação, transparência e eficiência

Nesta quinta-feira (10/04), a Câmara de Vereadores de Ronda Alta sediou importante evento dirigido a prefeitos, secretários municipais e servidores das áreas de licitações e contratos da região. A iniciativa, que visou a capacitação dos agentes públicos, contou com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Edson Brum, e dos auditores