sex, 11 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Aapecan completa 18 anos de auxílio a santanenses com câncer

Em 2023, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) completou 18 anos de atuação no Estado do Rio Grande do Sul. A primeira Aapecan foi inaugurada em 2005, na cidade de Caxias do Sul, onde um grupo de voluntários visitava os pacientes oncológicos, visualizando as dificuldades enfrentadas durante a realização do tratamento. Demandas assistenciais como a necessidade de suplementação alimentar de alto custo, alimentação, e principalmente, emocional, faziam com que muitos pacientes optassem por desistir do tratamento oncológico.
O fundador e diretor-executivo da Associação, Paulo Vasques, comenta que na maioria dos locais, não existiam instituições para apoio ao paciente oncológico: “Fomos buscando as cidades onde estavam os maiores Centros de Oncologia, e analisando essas dificuldades”, relata.
A Aapecan é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que atua oferecendo apoio de forma gratuita a pessoas com câncer em situação de vulnerabilidade social e pessoal. A Aapecan oferece hospedagem gratuita, refeições diárias e transporte a pessoas que estão em tratamento oncológico.
Atualmente, a entidade em Santa Maria recebe pessoas que estão em tratamento oncológico no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e no Hospital de Caridade de Santa Maria; e em Uruguaiana, a Santa Casa de Caridade. São mais de 320 usuários com cadastro ativo, na unidade de Santa Maria e 390 usuários ativos na unidade de Uruguaiana; juntas abrangem mais de 150 municípios. A unidade de Santa Maria, no momento, atende oito usuários de Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana atende outros 49.
Para mais informações sobre a Associação, entre em contato pelo telefone (55)3025-9400, WhatsApp (55)98144-0447.

Gestão pública do futuro: capacitação em Ronda Alta foca em inovação, transparência e eficiência

Nesta quinta-feira (10/04), a Câmara de Vereadores de Ronda Alta sediou importante evento dirigido a prefeitos, secretários municipais e servidores das áreas de licitações e contratos da região. A iniciativa, que visou a capacitação dos agentes públicos, contou com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Edson Brum, e dos auditores