A Operação deflagrada na noite de terça-feira (21) pela Polícia Federal com o apoio da Brigada Militar, para combater a atuação de cambistas informais na fronteira de Sant’Ana do Livramento e Rivera, apreendeu além de dinheiro de diversas nacionalidades, armas e veículos.
Em uma ação que chamou a atenção da comunidade no início da noite, o cumprimento de cinco mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão resultou na prisão de seis pessoas, sendo três em flagrantes, a apreensão de três pistolas, um revólver, uma espingarda, nove veículos e dinheiro em espécie sendo 58.949,01 reais, 67.064,00 pesos uruguaios, 698 dólares americanos, 57.005 pesos argentinos, 139 euros, 53 pesos cubanos e 22.000 guaranis paraguaios.
De acordo com a PF, as medidas foram expedidas pela 22ª Vara Criminal da Justiça Federal de Porto Alegre e resultou em três presos em flagrante por câmbio ilegal, que pagaram fiança e ficarão à disposição da justiça. Além desses, três policiais da Brigada Militar tiveram a determinação de afastamento imediato das funções exercidas e estão sendo investigados por realizar a escolta armada dos valores para os cambistas, promover a segurança nos locais de câmbio e monitorar possíveis investigações contra os criminosos.
Procurados, o comando do 2º Regimento de Polícia Montada (RP Mon) não quis se manifestar sobre o caso por se tratar de ação da PF e da Corregedoria Geral, não envolvendo o Comandando da região e por não ter muitas informações sobre o caso. Mas informou que os três policiais envolvidos na investigação estão em prisão temporária e já foram levados para o presídio militar localizado na capital do estado.