A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta semana, a Operação Desvio de Rota na Fronteira Oeste, que busca investigar fraudes no Benefício Emergencial para Manutenção do Emprego e Renda (BEm) do Governo Federal. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Sant’Ana do Livramento e em Alegrete, com medidas expedidas pela 2ª Vara Federal de Sant’Ana do Livramento.
De acordo com a PF, após investigações, foram identificados indícios de que uma empresa de transporte de passageiros que atua em ambos os municípios teria aderido ao programa governamental durante a pandemia de Covid-19 e que teria declarado a suspensão dos contratos de trabalho de seus empregados, o que possibilitou o recebimento do benefício pago pelo governo, mesmo com os trabalhadores continuando a exercer suas funções na empresa. Não foi divulgado o total fraudado, mas a PF aponta que o valor máximo chegaria a R$1.912,00 por parcela.
O BEm foi um programa do governo brasileiro criado em 2020 para enfrentar os impactos econômicos da pandemia de COVID-19. Ele permitia que trabalhadores e empregadores fizessem acordos para reduzir a jornada de trabalho com diminuição salarial ou suspendessem temporariamente o contrato. O Governo Federal assumia parte dos custos durante o período do acordo, que poderia chegar a 120 dias.


Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair de Soares conversaram