A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul realizou, nessa sexta-feira (16), a terceira edição do projeto denominado “Movimento pela Educação”, que tem como objetivo descentralizar os debates do parlamento gaúcho e aproximar-se da sociedade. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus de Sant’Ana do Livramento. De acordo com a Assembleia, o objetivo é propor soluções concretas para o avanço do RS.
Em entrevista, o presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB), relatou que está participando deste momento, porque tem compromisso e que vai participar de todos os encontros, pois entende que a educação não pode ficar restrito apenas a um órgão técnico e a alguns parlamentares, ele acredita que todos os parlamentares devem tratar o tema e colocar a educação como umas das bandeiras principais dos seus mandatos. “É com este intuito que nós estamos desenvolvendo este projeto”, comentou.
Zanchin também afirmou que a Assembleia Legislativa está cumprindo com o que se propôs, que é fazer o debate com todas as regiões do Estado. “Hoje, aqui na Fronteira-Oeste, contemplando inclusive a Região da Campanha […] onde vamos debater com as lideranças políticas e comunitárias desta Região quais os caminhos que devemos tomar para melhorar os indicadores educacionais do nosso Estado”, complementou.
O vice-prefeito de Livramento, Evandro Gutebier (Republicanos), ressaltou a importância da interiorização da Assembleia. “Assim eles [os deputados] enxergam ‘in loco’, para que nós só não irmos até a capital, mas eles virem até nós para ver a nossa realidade, que é diferente e que fica longe de todas as capitais, mas que é uma fronteira extremamente produtiva e que precisa ser alavancada”, pontuou.
Na ocasião, foi assinada uma parceria de cooperação entre a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento com a Unipampa para a formação em cursos continuados para os educadores do município. Participaram do ato o diretor do campus de Livramento, Alexandre Xavier, e a secretária municipal de Educação, Elisângela Duarte. Também foram entregues diversas demandas para os representantes da Assembleia e ao Governo do Rio Grande do Sul, representado por Letícia Grigoletto, da SEDUC.
Além do presidente Vilmar Zanchin, a deputada Adriana Lara (PL) e o deputado Frederico Antunes (Progressistas) também estiveram participando do encontro. “É uma grande alegria estar aqui participando deste momento tão importante, onde nós tivemos dois momentos: um para debater a Educação e o outro para debater o desenvolvimento regional […] mas com relação a educação, eu fiz uma provocação aqui na abertura do evento, pois nós temos o Plano Nacional de Educação, que estabelece as metas de 2014 até 2024 para serem avançadas. Nós precisamos fazer a avaliação: o que nós conseguimos avançar? Conseguimos garantir o acesso das nossas crianças e adolescentes na escola? Conseguimos que as mães tenham creche para cuidar dos seus filhos para trabalhar? […] ou seja, são 20 metas que nós elencamos como prioridades no Rio Grande do Sul e no Brasil”, questionou e frisou a deputada Adriana Lara.
A Câmara Municipal de Livramento esteve representada por diversos parlamentares, entre eles por seu presidente, o vereador Maurício Del Fabro (Progressistas). O Tribunal de Justiça do RS foi representado pelo Juiz Gildo Meneghello.
O evento também contou com a presença de diversos prefeitos e vereadores da Fronteira-Oeste. Para Lucas Menezes, prefeito de São Gabriel, a educação é “um desafio enorme” para todo o Brasil. “No momento em que nós estamos, em um período de pós-pandemia, com todos os desafios, com todas as questões, inseridas neste contexto”, alertou.
MOVIMENTO PELA EDUCAÇÃO
Neste projeto, a ideia é que os deputados e as deputadas gaúchas estejam rodando o Estado, em nove grandes encontros regionais. A partir deste movimento, o Parlamento visa agir e propor soluções concretas para o desenvolvimento do RS e que o Estado não tem mais tempo a perder, por isso quer conectar o ensino ao desenvolvimento, gerando melhores oportunidades aos gaúchos.