🇺🇸 JUROS AMERICANOS: os investidores aguardam os comentários do presidente do Fed Jerome Powell à mídia. Ele pode fornecer informações sobre o estado da economia e o futuro do banco central dos EUA.
🇺🇸 A APOSTA DO MERCADO: os mercados apontam 90% de chance de que o banco central americano mantenha as taxas na meta atual de 5% a 5,25%, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group. Isso seria um alívio após uma sequência de 10 altas consecutivas.
🚨 PETRÓLEO & PROJEÇÕES: o crescimento da demanda global de petróleo quase parará nos próximos anos e atingirá o pico nesta década, de acordo com a Agência Internacional de Energia, com o consumo chinês devendo desacelerar após uma recuperação inicial reprimida.
🔴 CNBC – CHINA & REAL ESTATE: prevê-se que a queda imobiliária da China dure anos, ameaçando se espalhar para a região mais ampla. Tai Hui, do JPMorgan, disse à CNBC: “Acho que a recuperação será lenta, mas acho que também há uma enorme divergência entre os desenvolvedores estatais e os desenvolvedores do setor privado”.
Estadão: Petrobras avalia assumir controle da Braskem.
A Petrobras pretende se tornar a controladora da Braskem ao fim do processo de venda da empresa, segundo apurou o Estadão/Broadcast. A iniciativa significaria a retomada do projeto original da estatal iniciado em 2007.
Estadão: Governo busca saídas para evitar corte de R$ 40 bilhões em gastos.
O governo não fala publicamente, mas quer evitar o que aconteceu no ano passado – último ano do governo Bolsonaro -, quando a equipe do então ministro da Economia, Paulo Guedes, foi obrigada a enviar ao Congresso o projeto do Orçamento com cortes em programas importantes por falta de espaço no teto de gastos.
VALOR – Desoneração da folha passa na CAE do Senado.
Relatório aprovado, do senador Angelo Coronel (PSD-BA), prevê que municípios com a população inferior a 142,6 mil habitantes tenham acesso a um sistema semelhante, de forma permanente.
Câmara aprova projeto que permite uso da previdência privada como garantia para empréstimos.
De acordo com o Haddad, a proposta tem o objetivo de preservar incentivos para investimentos de longo prazo e para a formação de poupança de caráter previdenciário.