qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Música com letra do poeta santanense Evair Suarez Gomez vence a 29ª Sapecada da Canção Nativa

Com várias premiações em outras edições do evento, Evair disse estar feliz com o resultado: “Primeiro lugar, foi minha primeira vez, um festival muito difícil, sempre com inúmeras composições em alto nível”

A grande final da 29ª edição da Sapecada da Canção Nativa de Lages, Santa Catarina, lotou o Palco Nativista da Festa Nacional do Pinhão no Parque Conta Dinheiro na noite de terça-feira (6). Dezesseis composições mostraram o nível elevado de técnica e interpretação da edição 2023 de um dos maiores festivais do gênero no mundo. A edição deste ano do evento teve um gosto especial para o poeta de Sant’Ana do Livramento Evair Suarez Gomez que, após conquistar na Sapecada em anos anteriores: 3 segundos lugares, 4 troféus de melhor tema campeiro e 2 troféus de terceiro lugar – venceu o festival com a composição “Rancho de Adobe”, letra de sua autoria com Mauro Silva e Lucas Gross.
A composição, interpretada no palco por Odair Teixeira, Daner Marinho, Mauro Silva e Lucas Gross, é uma homenagem aos antigos ranchos de pau-a-pique conforme o autor. “A inspiração pra fazer “Rancho de Adobe”, veio na vontade de mostrar aquele pessoal que cria no corredor, as casas de adobe(adobe, pra quem não sabe, é o pau a pique), mistura de barro, pasto seco, ou esterco de vaca. Essa prática que já foi muito comum, hoje em dia está se terminando, até por ser proibido criar nos corredores. Nessa composição, eu retrato essa gente.. . Que tem tudo ali, o mesmo que um latifundiário, claro que em menor proporção, mas o vento que cruza na estância grande, também cruza no corredor onde ele tem sua moradia, tem ovelhas, vacas, petiço pra puxar água, enfim… no decorrer do poema, o pessoal vai se deparando com diversas cenas de campo”, conta o autor.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: